Alesc fará audiência pública sobre modal ferroviário
Deputado Antídio Lunelli lidera discussões sobre o tema e busca soluções para infraestrutura no estado
A Comissão de Transportes, Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura, presidida pelo deputado Antídio Lunelli (MDB), fará, na próxima quarta-feira, dia 22 de maio, às 17h, uma audiência pública para discutir a implantação de ferrovias em regiões estratégicas para o desenvolvimento econômico de Santa Catarina. O debate contará com a presença de deputados, senadores, secretários de Estado, com o superintendente do Dnit em Santa Catarina, Alysson de Andrade, e representantes da Fiesc.
No requerimento para realização da audiência, Lunelli pontua alguns projetos do modal ferroviário em desenvolvimento. Um deles é o projeto executivo que liga Araquari a Navegantes, prevendo a implantação de 60 quilômetros de malha, conectando o Complexo Portuário de Itajaí à malha ferroviária nacional; e um projeto básico que visa à construção de 319 quilômetros de ferrovia para ligar Chapecó a Correia Pinto, além de acesso ao Litoral.
"A situação da infraestrutura está cada vez pior e, se não pensarmos a médio e longo prazo, os gargalos vão gerar ainda mais prejuízo, sem contar com o risco de colapso das nossas vias, que já não suportam mais a demanda atual. Perderemos investimentos, competitividade e espaço no mercado. É uma questão de infraestrutura, economia e qualidade de vida", defende.
O parlamentar também cita dois projetos para as obras em torno da continuação do contorno ferroviário de São Francisco do Sul, projeto executivo do contorno ferroviário do município de Joinville e projeto básico do contorno ferroviário de Jaraguá do Sul e, ainda, a necessidade de contratação de um Plano Estadual de Logística de Transportes para acelerar, por meio de planejamento e desenvolvimento, os trabalhos no segmento do modal ferroviário no estado.