Alesc concede moção de aplauso à estratégia de redução de danos de Itajaí
O deputado Marcos José de Abreu – Marquito (Psol) entrega, nesta quarta-feira (13), uma moção de aplauso da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) à Secretaria Municipal de Saúde de Itajaí por conta da estratégia de redução de danos que contribuiu para retirar a cidade da primeira colocação em mortes por AIDS no país. A cerimônia será às 10h no Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD).
Itajaí tem uma história emblemática e exemplar no campo da redução de danos. No início da década de 1990, de acordo com dados de boletins epidemiológicos do Ministério da Saúde, o município ocupava a segunda colocação entre os municípios catarinenses com maior incidência de Aids, apresentando taxa de 38,67 casos novos por 100 mil habitantes. Em 1998, já figurava em primeiro lugar no ranking nacional de mortalidade por Aids.
O programa de redução de danos foi implantado no município. Desde então, diversas outras ações foram implementadas para reduzir o problema, articulando setores diversos da gestão pública da saúde, como: Atenção Primária à Saúde, Vigilância Epidemiológica, Centro de Referência em Doenças Infecciosas (Ceredi), Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e CAPS AD, implantado em 2006.
As ações de redução de danos existem desde a década de 1920. No Brasil, a primeira iniciativa foi em 1989, na cidade de Santos (SP), com distribuição de seringas aos usuários de drogas injetáveis. Em 2006, passou a integrar a legislação nacional pelo Ministério da Saúde, evidenciando a efetividade da estratégia, que vem sendo sistematicamente respaldada por diversos estudos científicos.