Alesc abre edital para compra de obras em alusão a Antonieta de Barros
A Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) lançou edital para seleção e aquisição de obras alusivas à figura da deputada Antonieta de Barros. A iniciativa foi dos mandatos do deputado Marcos José de Abreu - Marquito (Psol) e da deputada Luciane Carminatti (PT), junto à presidência da Alesc. Esta é a primeira vez que o parlamento catarinense promove um edital nesse formato, reforçando a transparência e o engajamento com a comunidade.
O objetivo do concurso artístico é ampliar a presença da deputada Antonieta de Barros na Alesc e enaltecer seu importante legado. Serão selecionadas obras que passarão a fazer parte do acervo artístico da Assembleia. O valor total do edital é de R$ 20.000,00 (vinte mil reais), distribuídos em 10 (dez) prêmios no valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais) a cada obra escolhida. As obras devem ter como tema a defesa à educação e o combate às desigualdades sociais.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no período de 22/04/2024 a 24/05/2024, on-line, via e-mail - com documentação digitalizada e fichas preenchidas em PDF. Considerando o legado de Antonieta de Barros, o edital destinará 50% (cinquenta por cento) das premiações para pessoas negras. Os esclarecimentos técnicos serão prestados pela Gerência Cultural da Alesc, localizada na Av. Mauro Ramos, nº 300, sala 407, Centro – Florianópolis/SC, telefone (48) 3221-2584, e-mail concursoantonieta@alesc.sc.gov.br.
Mais informações: https://gerenciacultural.alesc.sc.gov.br/
Sobre Antonieta
Antonieta de Barros foi professora e primeira mulher eleita deputada estadual em Santa Catarina. Foi a primeira mulher negra eleita no Brasil, na primeira metade do século 20, e primeira mulher a exercer a presidência de uma uma sessão em uma casa legislativa no Brasil. Hoje, Antonieta é também reconhecida Heroína Nacional.
A maior prioridade de Antonieta foi a educação, principalmente a educação das mulheres negras. Defendeu a importância do voto feminino e da participação das mulheres na política. Foi também a criadora do Dia do Professor e da Professora.
Antonieta assumiu seu primeiro mandato como deputada estadual em 1935 e enfrentou muita resistência desde o primeiro dia de legislatura. A trajetória de Antonieta, como jornalista, professora e política, precisa ser conhecida pelas gerações atuais e futuras.
A partir de 2023, o busto de Antonieta de Barros, por solicitação de Marquito, passou a estar presente no hall da Assembleia Legislativa. “Agora em 2024, formalizei a solicitação para que o busto passe a estar no hall de forma permanente. Solicitei também para que uma pintura, com o retrato de Antonieta, passe a compor a galeria de ex-presidentes da casa, em lugar de destaque, como presidente emérita. Muito nos honra estar trabalhando para ampliar a visibilidade do legado de Antonieta”, diz Marquito.
Anita Grando Martins
Assessora de imprensa e coordenadora de Comunicação do deputado estadual Marquito (PSOL/SC)
48 99901-3074
48 3221-2661
anmartins11@gmail.com
Assembleia Legislativa de Santa Catarina