Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
12/11/2012 - 13h52min

Água – presente e futuro: No XIV ENCOB, Knaesel fala da importância da preservação da água

Imprimir Enviar
Deputado Gilmar Knaesel (PSDB)

Presidente da UPM (União Parlamentar do Mercosul),deputado Gilmar Knaesel  (PSDB), acompanhou a comitiva catarinense representada pelo Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Timbó no XIV ENCOB, Portal de Encontros dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Brasil. O comitê foi selecionado para apresentar a experiência "Formação do Comitê Mirim da Bacia Hidrográfica do Rio Timbó”, em evento que aconteceu de 05 a 09 de novembro em Cuiabá (MT).
“Fiquei orgulhoso de ver o projeto catarinense selecionado para apresentação de conhecimento de todos os participantes. O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Timbó é o único no Brasil que faz o trabalho de conscientização e formação para jovens estudantes”, declarou Knaesel.
Segundo o deputado, na oportunidade foi possível detectar o trabalho dos comitês. “Além de mediar os conflitos, eles fazem o trabalho de educação ambiental e também de desenvolvimento econômico sustentável através do turismo”, relatou.
Dados apresentados pela OMT (Organização Mundial de Turismo) declararam que 70% do turismo mundial gira em torno da água. “Ou seja, mar, lagos, rios e cachoeiras são os destinos mais procurados do mundo. O Comitê da Bacia do Rio Timbó trabalha nesta linha e está transformando o local em turismo de pesca do lambari. Nos últimos anos, pousadas se estabeleceram ao longo do rio, criando oportunidades de emprego e renda na região”, avaliou Knaesel.
Mas para o presidente da UPM, o ponto mais importante do encontro foi alertado por ele durante o XIV ENCOB. “Concordo com os estudiosos quando dizem que as guerras do futuro não serão mais por ideologia política, diferença religiosa ou petróleo, mas pela água. A América do Sul e o continente brasileiro, que tem a maior reserva de água potável do planeta, ou terá o domínio ou será dominada, e isto depende apenas da ação de cada um de nós”.
De 23 a 25 de agosto, Knaesel presidiu a audiência pública sobre Preservação e o Uso Racional do Rio Uruguai, em Itá, onde autoridades locais, estaduais e dos países do Mercosul discutiram a conservação e o uso racional do rio e o impacto da represa de Itá nos setores do comércio e turismo e seus reflexos no meio ambiente.

Voltar