Agroflorestas são tema de evento na Alesc
Nesta quarta (27), às 13h, a Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) realiza reunião ampliada sobre extrativismo e manejo florestal, com foco nos desafios do licenciamento ambiental para atividades agrícolas e florestais no estado.
Participarão do debate representantes da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), além de agricultores agroecológicos e agrofloresteiros.
Atualmente, o modelo de licenciamento aplicado em propriedades que produzem alimentos através de sistemas agroflorestais não favorece o plantio biodiverso com espécies nativas e o seu manejo, pois apresenta uma série de critérios limitantes.
No estado vizinho, Rio Grande do Sul, já houve uma mudança positiva sobre esse tema a partir do estabelecimento da certificação agroflorestal, que reconhece os agrofloresteiros como aliados na produção de alimentos e regeneração ambiental.