25 anos de privatização das telecomunicações: trilhões investidos e benefícios evidentes
Neste sábado, 29 de julho de 2023, o Brasil celebra um marco importante na história das telecomunicações no país: os 25 anos da privatização do setor. Uma decisão que impactou profundamente a conectividade e trouxe diversos benefícios ao cidadão brasileiro.
Em 1998, a Telebrás perdeu seu monopólio e deu espaço para o ingresso da iniciativa privada no setor de telecomunicações. Desde então, o Brasil tem testemunhado um crescimento impressionante no número de acessos de comunicação, saltando de 28 milhões para 336 milhões de acessos atualmente.
Mais de 1 trilhão de reais
Essa evolução se desenvolveu, em grande parte, à abertura do mercado e à atuação de empresas inovadoras e competitivas que puderam oferecer serviços de qualidade aos brasileiros. Uma das consequências mais relevantes desse movimento foi o investimento maciço de R$ 1 trilhão no setor, em valores atualizados pela inflação.
O deputado Matheus Cadorin (Novo) afirmou que a privatização é uma das melhores maneiras de promover a eficiência dos serviços públicos: “Ao permitir que empresas privadas operem e invistam no setor, o Estado pode focar em suas funções essenciais e reduzir sua interferência na economia, criando um ambiente mais favorável para o crescimento e desenvolvimento do país.”
Crescimento de 3.309%
A modernização e expansão das telecomunicações brasileiras a partir da privatização foram evidentes. A telefonia móvel, por exemplo, apresentou um crescimento extraordinário, passando de 7,4 milhões de acessos em 1998 para 251 milhões em 2023, um aumento de impressionantes 3.309%. Esse avanço tornou-se uma maior inclusão digital, permitindo que milhões de brasileiros tenham acesso à internet e todas as oportunidades que ela oferece.
A diversificação de serviços, impulsionada pela iniciativa privada, passou a oferecer mais opções e qualidade para os consumidores, estimulando a concorrência e aprimorando a experiência do usuário.
Maior qualidade, menor preço
Além dos avanços na qualidade dos serviços prestados, a privatização das telecomunicações possibilitou a entrada de novas empresas e a competição no mercado. Como resultado, os preços se tornam mais competitivos, permitindo que os consumidores desfrutem de serviços de melhor qualidade a preços mais acessíveis.
“A visão do Partido Novo é pautada na busca por mais eficiência, menos burocracia e benefícios concretos para os cidadãos. Ao comemorar os 25 anos da privatização das telecomunicações no Brasil, reforçamos nosso compromisso em promover medidas que estimulem a livre iniciativa, fortaleçam a economia e proporcionem melhorias reais na vida das pessoas”, finaliza o deputado Matheus Cadorin.