Desde 2014, a economia brasileira passa por momentos de dificuldades. Após as quedas do Produto Interno Bruto (PIB) registradas em 2015 (-3,5%) e 2016 (-3,3%), os resultados positivos de 2017 (+1,1%) e 2018 (+1,1%) não foram suficientes para a retomada da confiança no crescimento econômico. E as perspectivas para 2019 repetem esse cenário de pessimismo.
Em Santa Catarina, o cenário não é diferente. Embora seja considerado diferenciado do restante do país, em virtude principalmente da diversidade de sua economia, o estado também enfrentou dois anos seguidos de retração e convive com as incertezas quanto à retomada do crescimento.
No entanto, dentro de Santa Catarina, um segmento chama a atenção pela expansão mesmo em anos de recessão. O cooperativismo catarinense registra, desde 2015, resultados positivos, bem superiores aos números da economia nacional.
Para marcar o Dia do Cooperativismo, celebrado no primeiro sábado de julho, a Agência AL, Agência de Notícias da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, produziu uma série de matérias sobre o potencial deste importante segmento da economia catarinense.