Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
Publicado em 10/12/2021

Um político que gosta de plantas

Imprimir Enviar
Deputado cultiva plantas no quintal de sua casa, em Cunha Porã

A melhor estação do ano é a primavera, a estação das flores, com dias mais extensos e coloridos, um período que simboliza a renovação da vida. Esse é o espírito do trabalho no cultivo das plantas, flores e chás feito nos finais de semana, feriados e no final do dia depois de roteiros de visitas pelos municípios catarinenses pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mauro de Nadal (MDB), no quintal de sua casa em Cunha Porã. A atividade, herdada da falecida mãe, Maria Izabel, é feita com prazer no “cantinho para desestressar”, em um ambiente com muitos pássaros.

Logo cedo, após preparar o “estradeiro” e saborear o mate, Mauro de Nadal gosta de verificar como estão as mudas de árvores frutíferas, flores e chás em seu quintal. “Aqui é o meu cantinho especial, onde passo o meu tempo aos domingos à tarde, quando retorno dos roteiros de visitas e nas folgas. Aqui há temperos para caprichar no churrasco, no peixe, tem as frutas e as flores. Desde cedo acompanhei a minha mãe embelezando a casa por meio da natureza, peguei o gosto e torna o ambiente mais aconchegante.” 

No quintal há flores das mais diversas e ele sempre ganha outras espécies em seus roteiros de viagens pelo interior do estado. “Recebo flores dos amigos, principalmente das mulheres que sabem que eu gosto, e aproveito para plantar.” Com orgulho, ele enumera as árvores frutíferas de seu quintal. Entre outras, há jabuticabeiras, laranjeiras, goiabeiras, aceroleira, ameixeiras e maceira. “No ano passado, colhi 54 maçãs deste pequeno pé.” 

No terreno de sua casa, além da esposa Luciane Muller e das filhas Julia e Rafaela, moram ainda os sogros. Natural da Linha São Jorge, em Caibi, em 1978 a família de Nadal se fixou em Cunha Porã. “Essa cidade me deu a alegria de ser prefeito duas vezes, me elegeu deputado e aqui fiz a minha vida e da minha família. Tenho um carinho todo especial com a forma acolhedora e, acima de tudo, o que significou na minha vida política.”

Sobre as lembranças de sua infância, Mauro relata que no terreno onde nasceu na Linha São Jorge, em Caibi, no dia 17 de outubro de 1971, hoje praticamente não há mais nada, somente um campo de gado, mas que no local havia uma casa de madeira de dois andares, com um porão onde havia pipas de vinho e eram guardados os queijos e salames. “As festas de casamento da família eram todas neste local. Tudo era diferente, nasci no tempo de parteiras, não havia como ir aos hospitais.”

Mauro de Nadal relembra ainda que desde criança adorava praticar esportes e na escola, em Cunha Porã, o professor de educação física incentivava todas as modalidades. “Cheguei a praticar até atletismo, mas acabei me firmando no voleibol, Claro que joguei futebol, mas no vôlei tinha mais condições de competitividade e de muitas competições participei defendendo as cores da minha cidade. Levamos vários títulos.” 

Aos 12 anos começou a treinar voleibol disputando as modalidades escolares e aos 15 anos começou a participar das competições oficiais por Cunha Porã. Participou dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) de 1988 e 1989, em Joaçaba; 2000 em Brusque; 2002 em Lages; e 2005 em Chapecó. Em 1993 participou dos Jogos Abertos de São Paulo. Também participou de todas as edições do Torneio Internacional Pioneiro Carlos Culmey até o ano de 2017. Esse torneio reúne equipes de municípios do Brasil e da Argentina.

Sobre a atividade esportiva atualmente, o deputado brinca que tem recebido vários convites para jogar nos times máster da cidade, mas que ainda está analisando as opções. “Devido à pandemia de Covid-19, há dois anos praticamente estamos sem jogos, mas acredito que ano que vem retornarão novos jogos, misturando os mais experientes e os mais jovens.”

Trajetória política
Com o mote “Trabalho e Perseverança”, Mauro de Nadal começou sua carreira ainda cedo. Logo após se formar em direito pela Unoesc em 1996 atuou como assessor jurídico da bancada do MDB na Assembleia Legislativa e aos 27 anos, em 2000, foi eleito prefeito de Cunha Porã com 3.796 votos – em 2004 foi reeleito com 3.620 votos. Esse período coincidiu com o de maior crescimento econômico do município. De 2002 a 2005, o Produto Interno Bruto (PIB) do município cresceu 145%. 

Em 2009, atendendo convite do então governador Luiz Henrique da Silveira (MDB), assumiu como secretário regional de Palmitos. Concorreu a uma vaga na Assembleia Legislativa em 2010 e ficou como suplente, mas assumiu o cargo em 2012, quando César Souza Júnior tornou-se prefeito de Florianópolis. Nas eleições de 2014, foi eleito deputado estadual com 54.110 votos, reelegendo-se em 2018 com 42.507 votos. 

Foi líder da bancada do MDB em 2012, 2014 e 2016. Em 2019 e 2020 assumiu a 1ª vice-presidência da Alesc, e em 2021 assumiu a presidência do Parlamento catarinense.

Voltar