Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
Publicado em 15/06/2022

Um político dedicado ao trabalho e que ama a natureza

Imprimir Enviar
As árvores e plantas cultivadas no quintal da casa são uma das paixões de Caropreso

A dedicação ao trabalho parlamentar e à profissão de médico neurologista é uma das principais características do deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), que fora da Assembleia Legislativa atua para atender pessoas que chegam ao seu consultório com queixas neurológicas, resolver entraves políticos de instituições e municípios catarinenses, além de buscar aperfeiçoamento de leis no Parlamento. Ele aproveita o pouco tempo que tem em sua casa, em Jaraguá do Sul, para falar do amor e carinho que tem com a família, árvores e plantas cultivadas há anos em seu quintal. Dr. Vicente Caropreso recebeu a equipe do Na Estrada em sua casa, em Jaraguá do Sul

“Quando construímos a nossa casa, no Bairro Vila Nova, em 1991, eu e a Sally (esposa) fizemos ela sem muros e com atenção para o quintal, onde há todo um carinho com a natureza. Quando saio do consultório ou retorno de Florianópolis, venho aqui no jardim e isso para mim é uma terapia”, explica Caropreso, que não esconde a descendência italiana. “Como todo bom italiano, em frente de casa há uma árvore de limão siciliano”.

No quintal, são diversas plantas, adquiridas por meio de doações de amigos de todo o estado. Um dos destaques é o jardim de antúrios, espécie que Caropreso aprendeu a apreciar com sua mãe, já falecida, Estella Maria. “Toda vez que venho aqui me lembro dela.”

Além de manter seu consultório na cidade, o deputado Dr. Vicente Caropreso atua na divulgação de dicas médicas por meio de rádios e jornais no estado. Ele aproveita o tempo livre para gravar o programa “Trocando Ideias”, que é divulgado em quase 30 rádios, e também publica uma coluna em jornais da região e nas redes sociais sobre essas dicas.

Família é a base 
Após apreciar o café da manhã preparado pela dedicada Renilda, que há 15 anos auxilia na manutenção da casa da família, Caropreso abre o coração e declara seu amor à esposa, filhas e neto e conta um pouco da história de sua família. “Minha família veio da Calábria, Itália. Meu pai, João, teve 12 irmãos. Meu avô foi marceneiro em Curitiba e eu nasci em Blumenau”, resume. Já a mãe era da Ilha de Santa Catarina e fazia questão de preservar o sotaque de “manezinho”.  Diz que visitou a Itália e já esteve três vezes num mosteiro, no sul da Calábria, de São Francisco de Paula, onde adquiriu um amuleto que distribui a familiares e amigos.

Caropreso cursou os primeiros anos de estudo na Escola Primária Barão do Rio Branco, e o ginásio e científico no Colégio Franciscano Santo Antônio, em Blumenau. Em 1979, formou-se em medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e fez residência médica em Neurologia no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Serviu, em 1983, como Tenente-Médico no 23° Batalhão de Infantaria de Blumenau.  Em 1980, foi aprovado em concurso público como médico neurologista no Ministério da Saúde, onde atuou por mais de 35 anos. 

A base familiar é fundamental para o deputado“Conheci a Sally quando era estudante de medicina em Florianópolis. São 41 anos de casamento, cada um com suas tendências, ela se dedica ao seu hobby na indústria da moda e eu ao meu trabalho, é uma parceria”. O casal se mudou para Jaraguá do Sul, terra da família da Sally, em 1984. Sobre Blumenau, ele relembra emocionado do trabalho no Batalhão de Infantaria, onde fez grandes amigos e enfrentou a enchente de 1983. “A gente teve que se superar para atender as pessoas nesta época.”

Voltar