Parceria com prefeitura transforma pavilhão em atração turística
![Sede do novo salão do distrito da Sede Oldenburg, em Palmitos, obra que contou com recursos de emenda parlamentar Sede do novo salão do distrito da Sede Oldenburg, em Palmitos, obra que contou com recursos de emenda parlamentar](/images/uploads/resized/53d41c11253ec0321d3cdc4d2fd103c588d08826.jpg)
O antigo salão do distrito de Sede Oldenburg, em Palmitos, localizado na estrada de acesso ao Balneário de Ilha Redonda, transformou-se em atração turística do município por meio de uma parceria entre a prefeitura e o mandato do deputado Mauro de Nadal. O salão de madeira, construído na década de 1950 pelos moradores da região, deixou de existir para dar lugar a um pavilhão em estilo enxaimel, atração fotográfica para os veranistas que passam pelo local.
As obras devem estar concluídas até o final deste ano e um baile inaugural será promovido assim que a pandemia de Covid-19 permitir. A estrutura agora conta com amplo salão, cozinha e churrasqueiras com capacidade para atender mais de 700 pessoas. A obra, orçada em mais de R$ 1,4 milhão, contou com recursos de emenda parlamentar do deputado. “Em 2010, as lideranças daqui falaram da importância deste local e pediram um salão mais amplo. Conseguimos firmar parceria com a prefeitura para fazer essa bela obra, transformando o pavilhão neste belíssimo cartão postal”, disse o deputado.
Durante reunião do parlamentar com o vice-prefeito Cristiano André Hoppe (MDB), os vereadores Rodemar Kussler e Vanessa Sgarbi, ambos do MDB, e representantes da região do Distrito Sede Oldenburg, as lideranças locais destacaram a importância da obra. “O salão atende várias comunidades e de sete a oito entidades, além de ser sede da tradicional Festa da Linguiça, envolvendo todos os moradores e agora se transformou numa atração turística”, contou o vice-prefeito.
Um dos moradores mais antigos e que esteve envolvido na construção do salão, Paulo Norberto Merck, o Pua, 78 anos, lembra que a sociedade dos cantores Boa Vontade surgiu entre 1952 e 1953, quando uma família do Rio Grande do Sul se mudou para o local e todos eram cantores. “Vieram morar nesta terra de alemão e gostavam de cantar, envolveram muita gente e precisavam de um local para ensaiar. O povo começou a se reunir, tirar do mato as madeiras e construímos o primeiro galão, nem assoalho tinha, era na poeira mesmo.”
Depois foram construídas as primeiras churrasqueiras e a área para a cozinha. “Tudo foi emendado, era um trabalho de equipe, foi um processo longo e no fim deu certo. Não esperava ver esse local desta forma, é um sonho. Temos que agradecer a todo mundo. A comunidade está feliz com essa obra.”
Chocadeira de ovos e pão de queijo
Nos diversos roteiros do deputado em visita aos municípios pelo estado, vez ou outra acontece um caso inusitado como ocorreu na visita a uma propriedade no distrito de Sede Oldenburg, em Palmitos, quando o deputado Mauro de Nadal e sua equipe foram convidados para saborear jabuticabas pelos proprietários Sérgio e Tânia, nas proximidades do salão cultural. Estavam todos aproveitando o momento quando um dos assessores enxergou uma “fornada de pão de queijo”.
O deputado, que estava cumprimentando os moradores e vizinhos, olhou surpreso, assim como a proprietária da casa, e todos começaram a rir. “Chega a doer às costelas de tanto rir”, enfatizou Mauro de Nadal. Na verdade, o que o assessor confundiu com uma fornada de pão de queijo era uma chocadeira de ovos caipira. Foi o que bastou para virar o assunto do dia e todos se divertirem.
Na propriedade, além dos pés de jabuticaba e de outras frutas, há mais de 200 animais, entre os destaques um galo índio gigante e 90 vacas leiteiras.
“Essa é a beleza do interior. Tem de tudo nas propriedades, verduras, animais, frutas e peixes. Tem gente que faz vinho de jabuticaba. Vale a pena conhecer e valorizar o interior do nosso estado”, enfatizou o deputado.