Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
Publicado em 10/12/2021

Parceria com prefeitura transforma pavilhão em atração turística

Imprimir Enviar
Sede do novo salão do distrito da Sede Oldenburg, em Palmitos, obra que contou com recursos de emenda parlamentar

O antigo salão do distrito de Sede Oldenburg, em Palmitos, localizado na estrada de acesso ao Balneário de Ilha Redonda, transformou-se em atração turística do município por meio de uma parceria entre a prefeitura e o mandato do deputado Mauro de Nadal. O salão de madeira, construído na década de 1950 pelos moradores da região, deixou de existir para dar lugar a um pavilhão em estilo enxaimel, atração fotográfica para os veranistas que passam pelo local.

As obras devem estar concluídas até o final deste ano e um baile inaugural será promovido assim que a pandemia de Covid-19 permitir. A estrutura agora conta com amplo salão, cozinha e churrasqueiras com capacidade para atender mais de 700 pessoas. A obra, orçada em mais de R$ 1,4 milhão, contou com recursos de emenda parlamentar do deputado. “Em 2010, as lideranças daqui falaram da importância deste local e pediram um salão mais amplo. Conseguimos firmar parceria com a prefeitura para fazer essa bela obra, transformando o pavilhão neste belíssimo cartão postal”, disse o deputado.

Durante reunião do parlamentar com o vice-prefeito Cristiano André Hoppe (MDB), os vereadores Rodemar Kussler e Vanessa Sgarbi, ambos do MDB, e representantes da região do Distrito Sede Oldenburg, as lideranças locais destacaram a importância da obra. “O salão atende várias comunidades e de sete a oito entidades, além de ser sede da tradicional Festa da Linguiça, envolvendo todos os moradores e agora se transformou numa atração turística”, contou o vice-prefeito.

Um dos moradores mais antigos e que esteve envolvido na construção do salão, Paulo Norberto Merck, o Pua, 78 anos, lembra que a sociedade dos cantores Boa Vontade surgiu entre 1952 e 1953, quando uma família do Rio Grande do Sul se mudou para o local e todos eram cantores. “Vieram morar nesta terra de alemão e gostavam de cantar, envolveram muita gente e precisavam de um local para ensaiar. O povo começou a se reunir, tirar do mato as madeiras e construímos o primeiro galão, nem assoalho tinha, era na poeira mesmo.”

Depois foram construídas as primeiras churrasqueiras e a área para a cozinha. “Tudo foi emendado, era um trabalho de equipe, foi um processo longo e no fim deu certo. Não esperava ver esse local desta forma, é um sonho. Temos que agradecer a todo mundo. A comunidade está feliz com essa obra.”

Chocadeira de ovos e pão de queijo
Nos diversos roteiros do deputado em visita aos municípios pelo estado, vez ou outra acontece um caso inusitado como ocorreu na visita a uma propriedade no distrito de Sede Oldenburg, em Palmitos, quando o deputado Mauro de Nadal e sua equipe foram convidados para saborear jabuticabas pelos proprietários Sérgio e Tânia, nas proximidades do salão cultural. Estavam todos aproveitando o momento quando um dos assessores enxergou uma “fornada de pão de queijo”.

O deputado, que estava cumprimentando os moradores e vizinhos, olhou surpreso, assim como a proprietária da casa, e todos começaram a rir. “Chega a doer às costelas de tanto rir”, enfatizou Mauro de Nadal. Na verdade, o que o assessor confundiu com uma fornada de pão de queijo era uma chocadeira de ovos caipira. Foi o que bastou para virar o assunto do dia e todos se divertirem.

Na propriedade, além dos pés de jabuticaba e de outras frutas, há mais de 200 animais, entre os destaques um galo índio gigante e 90 vacas leiteiras.

“Essa é a beleza do interior. Tem de tudo nas propriedades, verduras, animais, frutas e peixes. Tem gente que faz vinho de jabuticaba. Vale a pena conhecer e valorizar o interior do nosso estado”, enfatizou o deputado.

Voltar