Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
Publicado em 05/11/2021

Migração constante exige infraestrutura

Imprimir Enviar
Prefeito, vice-prefeito e vereadores de Itapoá apresentam ao deputado necessidades de investimento em infraestrutura escolar

Apelidada de “a praia mais paranaense de Santa Catarina”, devido à quantidade de habitantes do estado vizinho que veraneia ou investe no local, Itapoá vem sofrendo uma onda de migração surpreendente nos últimos dez anos, obrigando a administração municipal a ampliar os investimentos em infraestrutura urbana para atender os atuais e novos moradores.

Essa migração ocorre porque muitos têm trocado o interior pela qualidade de vida do litoral e, principalmente, pela ampliação do porto privado, que ocupa a primeira posição entre os portos movimentadores de contêineres no estado e a terceira no Brasil, e pelo fato de que irá receber um novo porto, da Coamo, que será destinado a graneis (grãos/farelo); óleo bruto de soja e importação de matéria-prima para fertilizantes por meio de parceiros.

Enquanto o prefeito Marlon Neuber (PL), o vice-prefeito Jefinho Garcia (MDB) e os vereadores do município apresentavam ao deputado as necessidades em infraestrutura escolar, uma ave trabalhadora e construtora por natureza, o joão-de-barro, uma espécie popular na região Sul, fazia sua casa em um poste de iluminação próximo à prefeitura. “Pelos dados do IBGE, Itapoá teria dez mil habitantes, mas nossa rede de saúde estima 26 mil e nós trabalhamos com 34 mil habitantes, mas na virada do ano, durante a temporada, chega a 500 mil habitantes. Precisamos estruturar a cidade constantemente”, diz o prefeito.

Em 2010, 78% dos moradores de Itapoá não eram da cidade, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e já nesta época o município foi considerado o segundo que mais cresceu em população na última década. A cidade aumentou em quase 6 mil pessoas de 2000 a 2010, um crescimento de 67%. Segundo levantamento do prefeito, a maioria dos migrantes é do Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Santos. São pessoas que vêm em busca de melhor qualidade de vida e de emprego nos portos da cidade.

Na reunião, o deputado Fernando Krelling confirmou a implantação de um novo colégio estadual para atender 600 alunos, mas as lideranças locais informaram que serão necessárias mais duas unidades, com o mesmo número de alunos, para poder desafogar as outras escolas. O prefeito diz que no seu último mandato construiu quatro escolas e que o município conta atualmente com 14 unidades, todas lotadas. Todos os postos de saúde foram ampliados para atender a demanda. O deputado comprometeu-se a articular reunião com a Secretaria de Educação e a Casa Civil para apresentar as demandas.

Entre os planos da administração municipal está a construção de um hospital, que depois será repassado a uma instituição filantrópica para administrar. A cidade também vai ganhar um mercado público com 17 boxes que será inaugurado em novembro e também está recebendo investimentos de empreendimentos privados na construção de moradias. Somente um condomínio em construção terá capacidade para atender 25 mil pessoas.

Após a reunião, o deputado e sua comitiva visitaram unidade da escola municipal Ayrton Senna, que tem ambientes para ensino de música e robótica, mesmo padrão que será adotado em outras duas unidades em construção. Também esteve na Apae do município, onde recebeu mais demandas para atender os alunos da cidade, e nas escolas Pequeno Aprendiz e Nereu Ramos, para as quais serão destinados recursos.

Investimentos na escola João Alfredo Moreira em São Francisco do Sul
Acompanhado da coordenadora regional de Educação, Sônia Paul, e da engenheira civil Thaynah Morais, o deputado Fernando Krelling visitou a escola estadual João Alfredo Moreira, na Vila da Glória, em São Francisco do Sul, inaugurada em 2008, para ouvir as demandas e informar que haverá investimentos em pintura e reforma na unidade como forma de atender a região. Também foi discutida a possibilidade de a unidade receber alunos de outra escola municipal, como forma de ampliar o atendimento local.

Na escola, o deputado visitou o ginásio de esportes, que receberá investimentos em iluminação, pintura e infraestrutura para atender os alunos e a comunidade local. Após a reunião, o deputado e sua comitiva atravessaram a Baía da Babitonga de balsa rumo a Joinville, aproveitando o belo pôr do sol da região, enquanto algumas pessoas, inclusive freiras, pescavam às margens da baía.

Voltar