Experiência de gestão em São Ludgero como referência
Apesar de o dia ainda não ter amanhecido, o deputado Volnei Weber (MDB), o chefe de gabinete, Rodrigo Pavei, o assessor Antônio Sobrinho e o motorista, Jucemar Mendes Matheus, já estão na rotina iniciada com o mandato parlamentar de ouvir semanalmente as demandas, sugestões e apresentar respostas aos líderes de 60 municípios da região Sul do estado. O roteiro é feito de quinta a segunda-feira e o retorno para casa normalmente é de madrugada.
O deputado, que em breve deve inaugurar um escritório regional em Tubarão, visita os municípios da região nos dias em que não tem atividades presenciais na Assembleia Legislativa, onde atende de terça a quinta-feira.
Empresário e empreendedor, Volnei entrou na política em 2008 com objetivo de fazer a diferença e acabou eleito vereador e depois prefeito de São Ludgero, onde implantou políticas de execução de obras que hoje são referências para a região. O município conquistou o título de única cidade do Brasil a ter 100% de esgoto tratado na área urbana e rural no município, além de ter todas as ruas municipais pavimentadas.
Com o lema dos 4 D’s (Dedicação, Determinação, Disciplina e Deus), acresce com bom humor o quinto D, de Deputado. “Com isso conseguimos fazer o que desejarmos”, diz Volnei. Ele defende que prefeitos podem e devem investir preferencialmente na infraestrutura, saúde, agricultura e área social dos seus municípios, atendendo a população. “É possível. Quando fui eleito prefeito pela primeira vez, venci com 85 votos de diferença. Na reeleição conquistei 80% dos votos e me candidatei a deputado a pedido da população. E estou deputado por compromisso com a região.”
Ele cita o exemplo de ruas pavimentadas em São Ludgero. “No primeiro ano do meu mandato não conseguimos nem 100 metros de rua, mas depois, com a decisão de realizar as obras com a estrutura da prefeitura, conseguimos agilizar e diminuir os valores da pavimentação, fazendo mais com menos, porque a equipe da Secretaria de Obras realizava as principais etapas, terceirizando somente a parte da camada asfáltica, pintura e sinalização.” Esse modelo já está sendo adotado pelo município de Treze de Maio e outros da região.
“Uma empresa terceirizada depende de licitações. Se encontrarem um local com barro, eles param, pedem aditivos para tirar o barro e para transportar para outro local, ainda pode ser necessária uma licitação, o que demora e aumenta os custos. Com a equipe da prefeitura, tudo é decidido na hora.”
Sobre a conquista de São Ludgero de ser o primeiro município do país a ter 100% do esgoto tratado, Volnei conta que em 2015, no Dia Mundial da Água, 2 de junho, foi implantado um programa de governo intitulado “São Ludgero 100% Esgoto Sanitário Tratado”, uma decisão que precisaria ser cumprida independentemente do prefeito que estivesse no comando da cidade. O resultado foi o reconhecimento nacional e internacional da conquista.