Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
Publicado em 30/09/2021

Experiência de gestão em São Ludgero como referência

Imprimir Enviar
Modelo de gestão direta de obras implantado pelo deputado Volnei Weber quando era prefeito de São Ludgero inspira outras administrações da região

Apesar de o dia ainda não ter amanhecido, o deputado Volnei Weber (MDB), o chefe de gabinete, Rodrigo Pavei, o assessor Antônio Sobrinho e o motorista, Jucemar Mendes Matheus, já estão na rotina iniciada com o mandato parlamentar de ouvir semanalmente as demandas, sugestões e apresentar respostas aos líderes de 60 municípios da região Sul do estado. O roteiro é feito de quinta a segunda-feira e o retorno para casa normalmente é de madrugada.

O deputado, que em breve deve inaugurar um escritório regional em Tubarão, visita os municípios da região nos dias em que não tem atividades presenciais na Assembleia Legislativa, onde atende de terça a quinta-feira.

Empresário e empreendedor, Volnei entrou na política em 2008 com objetivo de fazer a diferença e acabou eleito vereador e depois prefeito de São Ludgero, onde implantou políticas de execução de obras que hoje são referências para a região. O município conquistou o título de única cidade do Brasil a ter 100% de esgoto tratado na área urbana e rural no município, além de ter todas as ruas municipais pavimentadas.

Com o lema dos 4 D’s (Dedicação, Determinação, Disciplina e Deus), acresce com bom humor o quinto D, de Deputado. “Com isso conseguimos fazer o que desejarmos”, diz Volnei. Ele defende que prefeitos podem e devem investir preferencialmente na infraestrutura, saúde, agricultura e área social dos seus municípios, atendendo a população. “É possível. Quando fui eleito prefeito pela primeira vez, venci com 85 votos de diferença. Na reeleição conquistei 80% dos votos e me candidatei a deputado a pedido da população. E estou deputado por compromisso com a região.”

Ele cita o exemplo de ruas pavimentadas em São Ludgero. “No primeiro ano do meu mandato não conseguimos nem 100 metros de rua, mas depois, com a decisão de realizar as obras com a estrutura da prefeitura, conseguimos agilizar e diminuir os valores da pavimentação, fazendo mais com menos, porque a equipe da Secretaria de Obras realizava as principais etapas, terceirizando somente a parte da camada asfáltica, pintura e sinalização.” Esse modelo já está sendo adotado pelo município de Treze de Maio e outros da região.

“Uma empresa terceirizada depende de licitações. Se encontrarem um local com barro, eles param, pedem aditivos para tirar o barro e para transportar para outro local, ainda pode ser necessária uma licitação, o que demora e aumenta os custos. Com a equipe da prefeitura, tudo é decidido na hora.”
Sobre a conquista de São Ludgero de ser o primeiro município do país a ter 100% do esgoto tratado, Volnei conta que em 2015, no Dia Mundial da Água, 2 de junho, foi implantado um programa de governo intitulado “São Ludgero 100% Esgoto Sanitário Tratado”, uma decisão que precisaria ser cumprida independentemente do prefeito que estivesse no comando da cidade. O resultado foi o reconhecimento nacional e internacional da conquista.

Voltar