Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
Publicado em 15/06/2022

Educação também está entre as prioridades

Imprimir Enviar
Caropreso visita as instalações da Apae de Jaraguá do Sul

A educação também é uma bandeira defendida pelo deputado Dr. Vicente Caropreso. O parlamentar ressaltou a ação do governo estadual que resultou na retomada de obras que foram iniciadas há mais de uma década. Citou os casos do Cedup (Centro de Educação Profissional) de Guaramirim, que foi inaugurado em 2020, depois de uma década de atraso, e da escola Darci Franke Welk, no bairro Tifa Martins, em Jaraguá do Sul, que foi entregue à comunidade estudantil no mês de fevereiro.

“São obras essenciais, com mais de dez anos de espera. É preciso agradecer ao governo do Estado, à Secretaria de Educação, que atenderam nossos apelos para solucionar algo que era uma grande vergonha para nós. Agora essas unidades são instrumentos que vão possibilitar um novo futuro a milhares de estudantes com educação de qualidade”.

Ele explicou que a obra na escola Darci Franke Welk, voltada ao ensino médio, estava parada desde 2018 por entraves burocráticos e jurídicos. “Conseguimos tirar os obstáculos e garantir que o governo catarinense destinasse R$ 1,1 milhão para retomar a construção, que estava quase pronta quando a obra foi abandonada pela empreiteira.”

Ligação familiar com as Apaes
A atenção às pessoas com deficiência faz parte da dedicação de Caropreso. O parlamentar ocupa atualmente o cargo de presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

Articulando em benefício à essa população, o deputado aguarda a liberação, por parte do governo do Estado, de R$ 1,1 milhão para ampliar a unidade da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Jaraguá do Sul, beneficiando mais 200 alunos.  

O envolvimento de Caropreso no apoio às Apaes catarinenses é uma herança familiar. A Apae de Blumenau foi fundada no dia 25 de março de 1965 pelo casal João Caropreso e Estella Maria Caropreso, pais do deputado, que seguiu o exemplo deles, e trabalhou por décadas na instituição como voluntário.

“Tenho um laço de carinho muito forte com a Apae de Blumenau, uma vez que meus pais foram fundadores dessa instituição. Meu pai foi o primeiro presidente e minha mãe a primeira diretora”, ressalta o parlamentar. Atualmente, a entidade atende mais de 450 alunos em uma sede instalada numa área de 12,7 mil metros quadrados, na Vila Nova, por meio do IES (Instituto Integrado de Educação e Saúde) "Professora Estella Maria Caropreso". A instituição presta serviço nas áreas de assistência social, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, nutrição e dietética, odontologia, pedagogia, psicologia e terapia ocupacional.

Caropreso relata que um dos seus irmãos teve, aos 11 meses de idade, uma meningite. “Isso na metade da década de 50, e ficou com sérios problemas neurológicos. Meus pais não sabiam a quem recorrer e começaram esse trabalho inspirados na experiência da Apae de Brusque".

Voltar