Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
Publicado em 11/02/2022

Base para o desenvolvimento

Imprimir Enviar
Deputada tem buscado recursos para pavimentar ligações asfálticas na região

Visando fomentar o desenvolvimento econômico do Sul do estado, Ada também tem buscado recursos do Tesouro estadual para promover o asfaltamento das ligações viárias da região, sobretudo as localizadas nos municípios pequenos.

Em Içara, a parlamentar destinou R$ 900 mil para atender a Estrada José Juvenal Silvano, trecho de 4 km que liga as comunidades de Coqueiro e Boa Vista e funciona como alternativa à BR-101.

A ação, conforme Murialdo Canto Gastaldon, que já foi prefeito do município, beneficiará o desenvolvimento de diversos setores da economia, desde a produção agrícola familiar, até a indústria moveleira e o turismo. “Esta é uma via que há muito tempo necessitava de pavimentação pelo crescimento do município e constitui-se em uma opção de ligação com as praias e lagoas do município vizinho de Rincão. A pavimentação também agrega do ponto de vista econômico, devido às empresas que estão instaladas naquela região, e facilita consideravelmente a mobilidade dos moradores e usuários.”

Já para Treze de Maio foram destinados R$ 10,6 milhões para a pavimentação de 8 km da Rodovia Felix Simão, que liga o município a Morro da Fumaça. Conforme o prefeito, Nenem Bardini (MDB), a obra foi idealizada ainda em 1972, durante a gestão de Nilson Mendes, mas desde então se seguiram diversas administrações municipais e estaduais e nenhuma conseguiu viabilizá-la. “Aqui teve várias promessas, fincaram estacas, trouxeram caminhão, fizeram um monte de coisas, e nunca saiu nada.”

A pavimentação da estrada, frisou Bardini, terá um grande impacto no desenvolvimento da localidade, pois possibilitará o escoamento da produção de milho, soja e batata, e também servirá de ligação entre as regiões da Amurel (Associação de Municípios da Região de Laguna) e da Amurec (Associação de Municípios da Região Carbonífera). “Vai ser muito bom para o nosso desenvolvimento. Treze de Maio vai ser outra.”

Outro a comemorar a conquista foi Daniel Martins Alano, que possui um comércio na comunidade de Vargeado, cortada pela estrada. Ele conta que o mau estado da via limitava muito o tráfego na região, desestimulando a instalação de novos empreendimentos e a construção de moradias. Como resultado, muitos moradores acabaram se transferindo para os grandes centros, em busca de mais perspectivas de vida. “A nossa juventude estava indo toda embora. Eu mesmo tenho dois filhos que já fizeram isso. Qual a empresa que vai querer se instalar aqui, quem vai querer construir uma casa, com uma estrada nessas condições? Eu já tinha perdido até a esperança, mas graças a Deus essa obra começou.”

Além da emenda, de acordo com a deputada Ada, a obra contará com aportes do governo do Estado e da prefeitura de Treze de Maio, com previsão de entrega de oito meses. “Todo mundo foi atrás e deu certo. E está aí. Daqui a oito, nove meses, estará pronta. Uma gestação, né? Nós vamos parir a criança e vamos fazer a festa!”

Voltar