Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
24/10/2017 - 13h06min

Stélio Boabaid, ex-presidente da Assembleia, morre aos 95 anos

Imprimir Enviar
O ex-deputado Stélio Boabaid, em imagem de maio de 2016, durante ato solene da Alesc em Tubarão

É com pesar que a Assembleia Legislativa de Santa Catarina registra o falecimento do ex-deputado Stélio Cascaes Boabaid, ocorrido na manhã desta terça-feira (24), aos 95 anos. Ele estava internado no Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Tubarão, no Sul do estado.

Natural do estado do Maranhão, Boabaid era médico desde 1952 e morava em Tubarão há mais de 60 anos, onde desenvolveu sua carreira na medicina e na política. Foi prefeito do município de 1965 e 1970 pelo PTB, vencendo, na eleição, o artista plástico Willy Zumblick. Elegeu como um dos seus principais feitos a retirada dos trilhos da ferrovia Tereza Cristina da região central de Tubarão. Orgulhava-se também de ter construído 12 escolas durante seu mandato. Na década de 70, foi suplente de senador, já pelo PMDB.

Na Assembleia, Boabaid foi deputado estadual pelo PMDB por três legislaturas (de 1979 a 1991). No biênio 1985-1987, ocupou a Presidência da Casa. Também participou da Assembleia Constituinte que elaborou a atual Constituição do Estado de Santa Catarina, entre os anos de 1988 e 1989. Em várias ocasiões, foi homenageado pelo Parlamento catarinense, a última delas em maio de 2016, durante ato solene em comemoração aos 146 anos de Tubarão.

Cirurgião e obstetra, Boabaid conciliou a carreira de médico com os mandatos como prefeito e deputado estadual. Até recentemente, atendia pacientes carentes, de forma gratuita, em seu consultório.

O velório ocorre no Museu Willy Zumblick, no Centro de Tubarão. Haverá uma missa na Cripta da Catedral de Tubarão, na quarta-feira (25), às 14 horas.

Em 2013, Boabaid concedeu entrevista à TVAL, no programa Fragmentos da História. A íntegra pode ser assistida abaixo.

Voltar