Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
06/07/2021 - 16h24min

Soldados da PM de Passo de Torres recebem moção de aplauso

Imprimir Enviar
Deputado José Milton Scheffer e os homenageados
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

Os soldados da Polícia Militar Crivilan Vieira Tressoldi e Ivanio Lipert Schwanck foram homenageados, na tarde desta terça-feira (6), pela Assembleia Legislativa com moção de aplauso aprovada pelos parlamentares. O ato foi uma iniciativa do deputado José Milton Scheffer (PP).

Prestigiaram a solenidade de entrega o comandante da 2ª Companhia de Polícia Militar de Sombrio, major Luiz Paulo Fernandes, o comandante da 6ª Região de Polícia Militar de Araranguá, coronel Evandro de Andrade Fraga, e o prefeito de Passo de Torres, Valmir Augusto Rodrigues (PP).

No dia 15 de maio deste ano, os soldados Schwanck e Tressoldi durante a realização da ronda em Passos de Torres foram informados por populares que um homem estava desmaiado próximo ao rio Mampituba devido a agressões. De acordo com os populares, a vítima, de 54 anos, teria sido agredida pelo enteado após um desentendimento familiar, que começou a lhe espancar com diversos golpes na cabeça até ele ficar no chão sem reação, depois o arrastou e jogou dentro do rio.

Ao se aproximarem de uma passarela que dá acesso aos barcos ancorados, os policiais ouviram gemidos e barulhos de pessoa se afogando e visualizaram o homem. Sabendo da urgência do resgate, mesmo com uma temperatura de aproximadamente 10ºC, o soldado Tressoldi tirou seus equipamentos e pulou na água fria, enquanto Schwanck prestava apoio iluminando o local devido à escuridão. Tressoldi arrastou a vítima até a margem do rio até a chegada do Corpo de Bombeiros.

O deputado José Milton Scheffer destacou que a moção é um reconhecimento da Assembleia Legislativa ao trabalho dos soldados pelo ato de bravura no rio Mampituba, divisa do estado com o Rio Grande do Sul. “Esse ato é um reconhecimento da competência da nossa Polícia Militar e mais do que isso é para inspirar atos como esse.” O prefeito Valmir Rodrigues enalteceu o trabalho dos policiais, lembrando que o município fica na divisa do estado. “Só tenho que agradecer o trabalho que vocês fazem.”

O soldado Tressoldi lembrou que quando entrou na corporação da Polícia Militar é feito um juramento de servir e proteger mesmo com risco da própria vida. “E é para isto que nós estamos lá. Muito gratificante ter salvado uma vida.” O soldado Schwanck agradeceu ao deputado José Milton Scheffer pela indicação e que se sente muito honrado e satisfeito em salvar uma vida. “Se não tivesse a presença da Polícia Militar naquele horário e local provavelmente aquela pessoa teria morrido.”

Voltar