Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
13/11/2015 - 10h41min

Sessão especial marca comemoração dos 10 anos da Associação FloripAmanhã

Imprimir Enviar
Entidade homenageada atua na elaboração de estratégias para o desenvolvimento sustentável da Capital

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina promoveu sessão especial em homenagem aos 10 anos de fundação da Associação FloripAmanhã na noite de quinta-feira (12), no Plenário Deputado Osni Régis. A solenidade foi proposta pela Mesa Diretora do Parlamento catarinense. Fundada em agosto de 2005 por iniciativa de representantes dos mais diversos setores da sociedade, a entidade trabalha para que Florianópolis se desenvolva levando em conta a preservação, o planejamento, a inovação e a segurança.

A missão da associação é contribuir com estratégias para o desenvolvimento sustentável e a construção da cidadania e do bem-estar social na Capital do estado. "Trabalhamos com o desafio de conscientizar as pessoas que moram em Florianópolis, instituições públicas e privadas, que detêm riqueza de experiência e conhecimento, a transformarem isso em benefício da cidade. Existe um potencial imenso nas pessoas, universidades, empresas, entidades", salientou a presidente da FloripAmanhã, Anita Pires.

As ações da associação têm como foco estimular o desenvolvimento planejado da cidade, incentivar a cooperação público-privada e valorizar as peculiaridades inerentes a uma ilha, por meio da defesa da Lei de Gerenciamento Costeiro. Além disso, busca potencializar a vocação regional para a inovação tecnológica, a cultura e o turismo sustentável, visando à qualidade de vida e à inclusão social.

Um dos objetivos estabelecidos pela FloripAmanhã é "trabalhar para fazer da Grande Florianópolis um ambiente economicamente desenvolvido, socialmente justo e ecologicamente sustentável, preservando o patrimônio cultural e natural". Ele foi destacado no pronunciamento do publicitário Roberto Costa, representante dos homenageados. "Precisamos ter um entendimento quanto à cidade que queremos ser. Desejamos um desenvolvimento sustentável, que preserve o meio ambiente, mas com os equipamentos necessários para um crescimento econômico forte e consistente."

Para ele, o projeto mais relevante conduzido pela associação é o "Floripa 2030". Trata-se de uma proposta para o futuro sustentável de Florianópolis e região até o ano de 2030, considerando os aspectos econômico, sociocultural e urbano-territorial. "Poucas cidades brasileiras têm um planejamento a longo prazo como esse", disse Costa.

O estudo, elaborado em 2008 com a colaboração de 84 entidades, recebeu da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha o Prêmio Von Martius de Sustentabilidade em 2010. As estratégias definidas permeiam toda a atuação da FloripAmanhã. A continuidade do projeto está garantida por meio do "Fórum Criatividade e Imagem da Cidade". Outros projetos importantes desenvolvidos pela associação são o "Florianópolis Cidade Unesco da Gastronomia", o "Adote uma Praça", o "Plano de Ordenamento Náutico" e o "Recicla Bem Floripa".

O deputado Gean Loureiro (PMDB) ressaltou a importância de reconhecer o trabalho de uma entidade que pensa no futuro da Capital e propõe soluções para a cidade. "A FloripAmanhã traz a sociedade civil ao debate, tem participação plena na parceria com a administração pública e contribui para que Florianópolis possa se desenvolver."

Homenagens
O Poder Legislativo prestou homenagem à FloripAmanhã na figura da presidente da entidade, Anita Pires. Também concedeu placas a personalidades que colaboraram com a associação ao longo de uma década de atuação, dedicando-se a tornar Florianópolis uma cidade mais planejada, criativa, preservada, segura e inovadora. A homenagem foi conduzida pelo presidente do Parlamento catarinense, deputado Gelson Merisio (PSD).

  • Fernando Marcondes de Mattos, representado por Fernanda Marcondes Linsmeyer (empreendedor, visionário e idealizador da Associação FloripAmanhã)
  • César Floriano dos Santos (arquiteto e urbanista, empreendedor social, com forte atuação em projetos transformadores para Florianópolis)
  • Família Koerich, representada por Ronaldo Koerich (participantes do Programa FloripAmanhã “Adote uma Praça”, com adoção das praças Celso Ramos e Quinze de Novembro)
  • Carlos Alberto Schneider (defensor e incentivador da tecnologia e da inovação com um diferencial criativo para desenvolvimento sustentável e construção de cidades inteligentes)
  • João Nilson Zunino, in memoriam, representado por Marlene Maria dos Santos Zunino e Daniela Zunino (grande motivador da parceria público-privada em prol de uma cidade com melhor qualidade de vida)
  • Zena Becker (protagonista social, defensora do planejamento a longo prazo e com forte atuação em projetos transformadores para Florianópolis)
  • André Schmitt (arquiteto e urbanista, profissional que coloca seu talento e sensibilidade a serviço de Florianópolis)
  • Salomão Mattos Sobrinho, representado por Natália e Oreste Melo (servidor público que faz da sua atuação profissional uma ferramenta de luta por uma cidade melhor)
  • Roberto Costa (um dos fundadores da FloripAmanhã, publicitário apaixonado por Florianópolis e questionador dos rumos da cidade)

Durante a solenidade, a entidade lançou a "Revista 10 Anos da FloripAmanhã – Para fazer do futuro de Floripa nosso melhor presente".

(com informações de João Guedes, da Rádio AL)

Ludmilla Gadotti
Rádio AL

Voltar