Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
07/07/2015 - 17h26min

Palestras abordam alternativas para crise hídrica e plano municipal de gestão do saneamento

Imprimir Enviar
Dieter Janssen, prefeito de Jaraguá do Sul FOTO: Eduardo Guedes de Oliveira/Agência AL

Com as dependências do auditório Antonieta de Barros lotadas, o primeiro dia de atividades do 5º Seminário Estadual de Saneamento Ambiental, realizado na Assembleia Legislativa proporcionou a gestores, agentes públicos e sociedade civil informação e esclarecimento de dúvidas identificadas ao longo da apresentação de palestras inseridas na programação. 
Preocupações como as alternativas para crise hídrica foram tema da palestra "Planos de emergência e contingência", ministrada pelo secretário executivo do Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), Francisco Carlos Castro Lahóz. Ao fazer um alerta do que se pode ser feito em caso de estiagem e cheias, o especialista fez questão de destacar que uma das grandes causas desses acontecimentos tem a contribuição do homem.
Ele aponta que o planeta vem demonstrando uma total fraqueza diante desses efeitos. "Para reverter ou amenizar esta situação precisamos de medidas alcançadas ao longo do tempo. Com essas medidas, quando a estiagem ou a cheia ocorrer vai encontrar uma sociedade preparada capaz de garantir  água para indústria, agricultura, comunidade, assegurando o emprego e a sustentabilidade", salientou.
Na ocasião, Lahóz destacou que uma das coisas básicas que a sociedade não pode deixar de fazer para contribuir com essas medidas é não deixar as nascentes morrerem. "Temos que alimentar nossas nascentes de todas as maneiras para continuar garantindo a vida."          
Ao participar do evento, o prefeito de Jaraguá do Sul, Dieter Janssen (PP), falou sobre "Plano de gestão para avanços no esgotamento sanitário", com base no que tange a administração municipal. Considerado município de referência estadual, Dieter informou que há anos a cidade vem fazendo investimentos na área do saneamento visando alcançar o selo de sustentabilidade. "Além da água, atuamos com responsabilidade na reciclagem do lixo, que atualmente já tem 15% do lixo reciclado, buscando atingir 30%. No que se refere ao saneamento temos 50% da rede tratada e contamos com três estações de tratamento", pontuou. Segundo o prefeito, a cada R$1 aplicado no saneamento se economiza R$ 4 na saúde.        
Já as palestras "Consórcio intermunicipal para gestão dos resíduos sólidos: experiências e dificuldades ", ministrada pelo diretor executivo do Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense (Cisama)  e "Drenagem pluvial -Planejamento Urbano", proferida pela gerente de drenagem do Serviço de Tratamento de Água e Esgoto (Semasa-Santo André/SP), Angélica Ferrini, marcaram o encerramento do dia.

Tatiani Magalhães
Sala de Imprensa

Voltar