Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
18/11/2014 - 13h45min

Seminário discute e planeja consequências da criação da Região Metropolitana de Florianópolis

Imprimir Enviar

Nesta quarta-feira (19),  ocorre em Florianópolis o Seminário das Cidades Metropolitanas – Democráticas e Participativas - promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina (CAU/SC). O evento tem como objetivo discutir o planejamento metropolitano entre os municípios da Grande Florianópolis a partir de projetos existentes, e instrumentalizar gestores e equipes técnicas da região. A programação inicia às 14h e vai até 22h, na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright.

“A aprovação da Região Metropolitana de Florianópolis foi um marco na história de Santa Catarina, por isso este é um momento ideal para propor soluções a fim de resolver as deficiências dos municípios de forma integrada e levantar necessidades em outras áreas metropolitanas do Estado”, afirma o presidente do CAU/SC, Ronaldo de Lima.

O professor doutor Vladimir Bartalini fará a palestra magna sobre “Gestão Metropolitana Integrada”, ressaltando como as áreas já integradas fisicamente podem ser geridas em prol da população.  Em seguida haverá um painel com a participação dos prefeitos da Grande Florianópolis e depois um painel com entidades (OAB/SC, Asbea/SC, IAB/SC, ACIF, Plamus e FloripAmanhã) e o Governo do Estado, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico Sustentável, de Planejamento e de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis.

“Esse evento pretende servir de referência para discussões sobre as outras regiões metropolitanas do Estado. Estamos reunindo entidades, prefeitos e governo do Estado para encontrar as formas práticas de implantar a Região Metropolitana e definitivamente pensar as cidades envolvidas como um todo e não isoladamente”, disse o conselheiro do CAU/SC Giovani Bonetti, um dos organizadores do Seminário.

No Seminário, será possível conferir também a exposição de projetos selecionados de profissionais e graduandos de Arquitetura e Urbanismo, definidos em quatro categorias: Mobilidade Urbana, Espaços Públicos, Desenho Urbano e Borda D’ Agua.

Conheça o palestrante
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1972), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1988) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1999). Professor dos cursos de graduação e de pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, onde orienta alunos de mestrado e doutorado na Área de Concentração Paisagem e Ambiente. É membro fundador do Laboratório Paisagem, Arte e Cultura - LABPARC/ FAU-USP, o qual coordenou de 2002 a 2006, desenvolvendo estudos teóricos sobre paisagem e pesquisa sobre "Córregos Ocultos" . Tem experiência profissional em projetos e consultorias em Paisagismo, atuando principalmente em espaços livres, áreas verdes e parques públicos. Colabora com a Diretoria Científica da FAPESP emitindo pareceres sobre projetos de pesquisa enviados à Fundação.

Serviço
Seminário Cidades Metropolitanas – Democráticas e Participativas
Quando: 19 de novembro (quarta-feira)
Onde: Plenário da ALESC, em Florianópolis
Horário: das 14h às 22h
Mais informações: www.facebook.com/cidadesmetropolitanasfpolis

Voltar