Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 
Ouvir
00:05 Programação Musical

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
07/12/2017 - 15h46min

Palestrantes apresentam projetos de reciclagem e destinação dos resíduos

Imprimir Enviar
Simão Felipe, voluntário do Projeto Route
FOTO: Karina Ferreira/Agência AL

Dando continuidade às atividades do  2º Seminário de Sustentabilidade, realizado ao longo desta quinta-feira (7) na Assembleia Legislativa, o propositor do evento, deputado João Amin (PP), destacou a importância do debate na apresentação de cases e projetos. "Essa é uma iniciativa que incentiva as futuras gerações a cuidarem dos recursos naturais." 
Com uma ampla programação, o seminário ofereceu sete palestras, abrangendo inúmeros temas ligados à sustentabilidade. Entre os palestrantes, o voluntário Simão Filippe, do Projeto Route, abordou o tema "Despertar". Segundo ele, o projeto foi criado em 2011 com o intuito de ser uma rota, um caminho voltado para as pessoas que acreditam na possibilidade de mudar o cenário atual do planeta por intermédio da educação ambiental e de uma vida sustentável. Informa que o projeto tem o objetivo de preservar o meio ambiente, estimulando um estilo de vida diferente, que favoreça o esporte, a cultura e a conscientização das futuras gerações no devido cuidado com as praias e os oceanos. 
Durante sua explanação, Simão ressaltou que com mais de 200 ações realizadas, o projeto já promoveu mais de 50 palestras em diferentes cidades do Brasil e exterior. "Já percorremos cinco países, com o objetivo de cada vez mais conscientizar a população da importância do destino correto para cada resíduo." Ao enfatizar que aproximadamente 8 mil toneladas de lixo percorrem o oceano, lembrou do perigo gerado aos animais marinhos. "Cerca de 99% das aves marinhas estão ingerindo plásticos descartados no mar. Diante desse cenário preocupante, o que nos conforta é saber que estamos fortalecendo a conscientização. Iniciamos o projeto com 10 voluntários, atualmente realizamos mutirões com até 800 pessoas."

Gerenciamento de resíduos
Considerando o destino dos resíduos, algo de extrema relevância a ser abordado, a educadora e sensibilizadora ambiental Paula Tonon Bittencourt criou a "Nossa Senhora dos Resíduos". Através do personagem, customizado por ela com elementos de reciclagem, Paula participa de eventos doutrinando a sociedade a reciclar o lixo. Com a interjeição "Nossa Senhora", ela leva conhecimento de maneira criativa. Destaca que o principal objetivo é despertar a população para o gerenciamento de resíduos através da coleta seletiva."É possível contribuir para a preservação, com o destino correto dos resíduos lembrando que 50% do lixo comum descartado é reciclável. Pra isso é preciso a contribuição de todos no processo de gerenciamento."

Tatiani Magalhães
Agência AL

Voltar