Semana Lixo Zero: evento na Alesc debate legislação de gestão de resíduos
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina sedia, na próxima segunda-feira (26), um fórum internacional sobre legislação voltada ao conceito de "lixo zero". O evento gratuito, promovido pelo Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB), será realizado no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright, a partir das 9 horas.
O encontro contará com a participação do palestrante Steven Chiv, do Departamento de Meio Ambiente de São Francisco, nos Estados Unidos. Com quase 2 milhões de habitantes, a região metropolitana de São Francisco é considerada referência mundial no tratamento dos resíduos. A meta é ser "lixo zero" até 2020. Atualmente, a cidade tem o índice de 82% de desvio de materiais para aterros, principalmente baseado em reciclagem e compostagem.
Outro destaque do evento será a palestra de Pal Martenson, criador e gestor do maior e melhor parque de reciclagem do mundo, localizado na cidade de Gotemburgo, na Suécia. O presidente do ILZB, Rodrigo Sabatini, também tem presença confirmada no fórum.
O evento é voltado a legisladores estaduais e municipais, gestores públicos, empreendedores e representantes de entidades.
Semana Lixo Zero
O fórum internacional integra a programação da 6ª edição da Semana Lixo Zero, que ocorre de 23 a 31 de outubro em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás.
Trata-se de uma ação de mobilização social que tem como objetivo conscientizar a população, dar visibilidade a boas práticas na área, empoderar os agentes de mudança envolvidos na causa e propor soluções para que a meta "lixo zero" seja alcançada. "É um convite à sociedade para repensar o consumo e refletir sobre a responsabilidade de cada um em relação à geração de resíduos ", disse a coordenadora da Semana Lixo Zero, Marina Lorenzi.
Em Santa Catarina, as atividades da Semana Lixo Zero serão desenvolvidas em Florianópolis, Balneário Camboriú, Joinville, Porto Belo e Tubarão. A programação completa está disponível em www.semanalixozero.com.br.