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07/11/2013 - 16h27min

SC sedia o Seminário Sul Brasileiro das Ferrovias com apoio da Assembleia

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Seminário Sul Brasileiro das Ferrovias. Foto: Carlos Kilian/Agência AL

Parlamentares, prefeitos e empresários do Sul do país e especialistas em malhas ferroviárias participaram na tarde desta quinta-feira (7), em Florianópolis, do Seminário Sul Brasileiro das Ferrovias, promovido pela Frente Parlamentar das Ferrovias do Congresso Nacional com apoio da Assembleia Legislativa. A expansão da malha ferroviária em Santa Catarina e os recursos previstos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal ganharam destaque entre os assuntos abordados no seminário, promovido na sede da Federação das Indústrias (Fiesc).

Outro ponto debatido foi a unificação da gestão da política ferroviária nacional, ao lado dos traçados estratégicos para o desenvolvimento do Sul do país. O deputado Dirceu Dresch (PT), presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Ferrovias da Assembleia Legislativa, destacou a previsão dos recursos a serem investidos. “No PAC 2 estão previstos R$ 90 bilhões para as ferrovias e Santa Catarina vai ser contemplada”.

A expectativa dos catarinenses está voltada para a construção das ferrovias Leste-Oeste (conhecida como do Frango, que vai ligar Itajaí a Chapecó), Litorânea (interligando os portos) e a Norte-Sul, que deve cortar o país até o Oeste catarinense. Segundo Fábio Barbosa, coordenador de Serviços Logísticos da EPL (Empresa de Planejamento e Logística), o Sul receberá nos próximos anos uma malha ferroviária de 3 mil quilômetros.

“Precisamos estudar as viabilidades econômicas e técnicas antes de iniciar as obras. Estamos sofrendo as consequências da falta de planejamento nos últimos anos no país”, destacou o especialista, justificando a demora no processo de construção de ferrovias no Brasil.

Estudo para Ferrovia do Frango barrado pelo TCU
Um exemplo disso, conforme destacou Dirceu Dresch, é a suspensão do Tribunal de Contas da União (TCU) do processo de licitação para o projeto de estudo de viabilidade técnica da Ferrovia do Frango. “É um projeto três em um que visa o estudo técnico, econômico e o projeto de infraestrutura que está barrado no TCU”, disse o deputado. A consequência é mais demora para os trilhos saírem do papel.

Outro ponto que pode atrasar o processo, segundo o deputado Antonio Aguiar (PMDB), é a definição do traçado desta ferrovia. “Precisamos de uma decisão e lutar por ela”, argumentou. Um dos principais objetivos do seminário foi este: buscar consensos e união de forças entre as lideranças de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

“Queremos aglutinar forças e mostrar para o governo federal que o Sul está unido em torno destes projetos tão importantes para o desenvolvimento econômico. As ferrovias são estratégicas, são mais seguras e baratas do que o transporte rodoviário, com menos poluição”, justificou o deputado federal Pedro Uczai (PT), que preside a Frente Parlamentar das Rodovias no Congresso Nacional.

“Não dá mais para esperar”, ponderou o parlamentar que admitiu que somente o governo pode dar o sinal verde para o início das obras. “Para isso, precisamos mostrar união”, completou Uczai.

Durante o seminário, as lideranças políticas e empresariais receberam informações do planejamento do governo federal e as previsões de investimentos para o Sul, repassadas por dirigentes da Valec Ferrovias S.A e da EPL. Também participaram do evento os deputados federais Esperidião Amin (PP), Ronaldo Benedet (PMDB), Carmem Zanotto (PPS) e Celso Maldaner (PMDB).

Rony Ramos
Rádio AL

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