Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
18/11/2014 - 14h17min

SC é um dos estados com maior incidência de câncer de próstata

Imprimir Enviar
Rodrigo Monnerat, presidente da Sociedade Brasileira de Urologia Seção Santa Catarina. FOTO: Juliana Stadnik/Agência AL

Santa Catarina está entre os estados brasileiros com maior incidência de câncer de próstata. A informação foi divulgada durante a palestra da Campanha Novembro Azul, realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) Seção Santa Catarina, na tarde desta terça-feira (18). O objetivo da campanha é conscientizar a população da importância dos cuidados com a saúde do homem, em especial sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), 40% dos homens em idade de risco (acima dos 50 anos) não fazem os exames necessários para detecção da doença. Em 2014, estima-se que no Brasil surjam 68.800 novos casos de câncer de próstata, com 13 mil mortes. Só em Santa Catarina, serão até 2,2 mil novos casos, com 400 mortes.

“Para minimizar esses resultados, temos a Campanha Novembro Azul”, lembra o presidente da SBU-SC, Rodrigo Monnerat. “Ressaltamos que todos os homens acima dos 50 anos devem fazer o exame do PSA e o toque retal uma vez por ano. Para aqueles que têm fatores de risco, como a hereditariedade e a afrodescendência, o exame deve ser feito já a partir dos 45 anos”, explicou.

Monnerat lembrou que o câncer de próstata não tem previsão precoce, por isso o diagnóstico rápido é importante. “Os níveis de cura chegam a 90% dos casos quando a detecção é precoce”, lembra. “Por isso a informação é fundamental nessa campanha”.

O médico urologista Luis Felipe Piovesan, que é vice-presidente da SBU-SC, afirma que o câncer da próstata deve ser encarado como um problema de saúde pública, devido à sua incidência elevada. “É o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens”, lembra. O fato de Santa Catarina estar entre os estados com maior incidência se deve, na avaliação do médico, à expectativa de vida maior da população e à dieta rica em gordura animal.

O urologista lembrou que a campanha pretende informar sobre a doença para sensibilizar tanto o homem quanto seus familiares para a importância dos exames preventivos. “O câncer de próstata não dá sintomas. Quando ele surge, é tarde demais”, alerta o médico.

Piovesan ressaltou que apenas o exame do PSA não é suficiente para detectar a doença. “O toque retal é necessário. Um exame não anula o outro. Pelo contrário, eles se complementam”.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar