Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
21/07/2014 - 11h36min

Saúde realiza mobilização estadual contra as hepatites virais

Imprimir Enviar
FOTO: Secretaria de Estado da Saúde

O dia 28 de julho é marcado como o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. Para lembrar esta data, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) de Santa Catarina, em conjunto com os municípios, realiza durante o mês de julho, a Mobilização Estadual Contra as Hepatites Virais.

Entre as ações estão previstas uma campanha de vacinação contra hepatite B, a divulgação e realização de testes rápidos de hepatite B e C e distribuição de preservativos e materiais informativos, além de palestras e orientações sobre higiene e prevenção em salões de beleza, clínicas de estética, estúdios de tatuadores e clínicas odontológicas.

A campanha de vacinação será realizada entre os dias 26 de julho e 1º de agosto. “Nosso objetivo é alertar a população sobre os benefícios da vacina contra a hepatite B, tanto para as crianças quanto para os adultos, além de informar sobre as diferentes formas de prevenção, diagnóstico e tratamento das hepatites virais”, comenta o diretor de Vigilância Epidemiológica, Eduardo Macário.

Durante a vigência da campanha, postos de vacinação serão disponibilizados à população, das 8 às 17 horas, em todos os 295 municípios catarinenses. A imunização total para a doença acontece por meio de três doses, com um intervalo de um mês entre a primeira e a segunda dose, e de seis meses entre a primeira e a terceira dose, para crianças a partir de um ano de idade e jovens e adultos até 49 anos, que nunca foram vacinados. Também devem se vacinar pessoas dos seguintes grupos vulneráveis, independente da idade: gestantes, manicures e pedicures, profissionais do sexo, militares, profissionais de saúde, caminhoneiros, usuários de drogas, pessoas que mantenham relações homossexuais, coletores de lixo e tatuadores.

Para as crianças menores de um ano, o calendário básico de vacinação indica uma dose ao nascer, sendo que o esquema vacinal é completado com três doses da vacina pentavalente (aos dois, quatro e seis meses), que além de proteger contra hepatite B, previne contra difteria, tétano, coqueluche e meningite causada pelo Haemophilus.

Já para as pessoas que suspeitem serem portadoras de hepatite, a Vigilância Epidemiológica recomenda que procurem, sem demora, uma unidade médica para a realização do teste de detecção. O diagnóstico precoce potencializa o tratamento da doença, evitando que evolua para casos mais graves, nos quais há risco de morte para o indivíduo, ressalta Macário. “Os testes são rápidos e estão disponíveis à toda a população, por meio dos postos de saúde. Com apenas uma gota de sangue, o resultado para os tipos B e C pode ser conhecido em 20 minutos.”

Panorama da doença no Estado
Segundo dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), vinculada à Superintendência de Vigilância em Saúde da SES, em 2013, foram registrados em Santa Catarina 1.411 casos de hepatite B e 1.062 casos de hepatite C. Também foram notificadas 514 mortes causadas por doenças relacionadas às hepatites virais, como cirrose e câncer de fígado no Estado.

Sobre as Hepatites Virais
A hepatite é uma inflamação do fígado, geralmente causada por vírus, mas que também pode ser provocada pelo abuso de bebida alcoólica e por reação a algum medicamento. É uma doença silenciosa, que nem sempre apresenta sintomas, mas quando aparecem podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjôo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Por isso, a importância do diagnóstico precoce para prevenir doenças como o câncer de fígado e a cirrose, diminuindo também a necessidade de transplantes e internações.

A hepatite A é transmitida pela ingestão de água ou alimentos contaminados por fezes de pessoas infectadas.

A hepatite B é transmitida pelo sangue e/ou nas relações sexuais sem preservativo. É possível pegar a doença por meio do compartilhamento de objetos como agulhas e seringas, lâminas de barbear, materiais cirúrgicos e odontológicos, materiais de manicure sem adequada esterilização ou por meio de materiais para confecção de tatuagens e colocação de piercings.

A hepatite C também é transmitida pelo sangue, uso de drogas com compartilhamento de seringas, agulhas, canudos de inalação e materiais perfurocortantes contaminados.

Como prevenir as hepatites B e C:

  • Vacine-se contra a hepatite B;
  • Não compartilhe objetos como escova de dente, lâminas de barbear ou depilar;
  • Usuários de drogas não devem compartilhar seringas, agulhas, cachimbos e canudos de inalação;
  • Assegure-se de que os materiais usados para fazer tatuagens e piercings sejam totalmente descartáveis;
  • Utilize material de manicure individual e esterilizado;
  • Use sempre camisinha.

Como prevenir a hepatite A:

  • Lave as mãos após usar o banheiro, quando for preparar alimentos e antes de se alimentar;
  • Lave bem frutas, verduras e legumes e deixe mergulhados por 30 minutos em uma solução preparada com duas gotas de hipoclorito de sódio a 2,5% diluídas em um litro de água tratada;
  • Cozinhe muito bem mariscos e outros frutos do mar.


Com informações da Secretaria de Estado de Saúde.

Voltar