Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
10/05/2015 - 17h29min

Reveja programa especial com o senador Luiz Henrique da Silveira

Imprimir Enviar
Senador participou do programa "Fragmentos da História", da TVAL. FOTO: Youtube/Reprodução

A TVAL, emissora de TV da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, produziu, em outubro de 2013, uma entrevista com o senador Luiz Henrique da Silveira, falecido na tarde deste domingo (10), aos 75 anos, em Joinville. A entrevista faz parte do programa "Fragmentos da História", do qual participam personalidades políticas de Santa Catarina.

A entrevista pode ser revista no canal da Alesc no Youtube ou durante a programação da TVAL (saiba aqui como sintonizar).

Perda
Luiz Henrique da Silveira faleceu na tarde deste domingo, vítima de um infarto. O velório do senador começará ainda neste domingo, a partir das 22 horas, no Centreventos Cau Hansen, em Joinville. O sepultamento será nesta segunda-feira, às 16h30, no cemitério municipal de Joinville.

Nascido em Blumenau, Luiz Henrique era formado em direito pela UFSC. Iniciou a vida pública em 1971, quando foi eleito presidente do Diretório Municipal do MDB em Joinville. Em toda sua vida política, foi filiado ao PMDB. Seu primeiro cargo eletivo foi na Assembleia Legislativa. Em 1973, tomou posse como deputado estadual. Em 1975, elegeu-se deputado federal. Conquistaria ainda outros quatro mandatos na Câmara dos Deputados.

No Executivo, elegeu-se prefeito de Joinville por três vezes, a primeira delas em 1976. Entre 1987 e 1988, quando era deputado federal, licenciou-se do mandato para ser ministro da Ciência e da Tecnologia.

Quando estava no terceiro mandato como prefeito de Joinville, em 2002, renunciou ao cargo para se candidatar a governador de Santa Catarina. Foi eleito, numa das disputas mais acirradas da história do estado. Reelegeu-se governador em 2006.

Em 2010, deixou o Executivo, candidatou-se para o Senado Federal e conquistou uma das duas vagas em disputa. Seu mandato como senador iria até 2019. Com seu falecimento, a vaga deve ser ocupada pelo primeiro suplente Dalírio Beber (PSDB).

Voltar