Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
25/05/2016 - 14h00min

Marcus Tomasi apresenta balanço de suas primeiras ações como reitor da Udesc

Imprimir Enviar
Professor Marcus Tomasi, reitor da Udesc

O professor Marcus Tomasi, novo reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), esteve na manhã desta quarta-feira (25) no Parlamento estadual para apresentar o cenário e as perspectivas de sua gestão à frente da instituição.

Professor e doutor em administração, Tomasi, de 51 anos, foi eleito no dia 21 de abril para a gestão 2016-2020. Como vice-reitor, assumiu o professor Leandro Zvirtes, de 42 anos. A posse de ambos aconteceu no último dia 11, em cerimônia realizada no Teatro Governador Pedro Ivo, no Centro Administrativo do Governo de Santa Catarina, em Florianópolis. 

Em sua fala, Tomasi lembrou o surgimento da universidade, há 51 anos, durante o governo Celso Ramos, por meio da aglutinação da Faculdade de Engenharia de Joinville (FEJ), Fundação Educacional de Santa Catarina (Fesc) e Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), e a sua ampliação pelo estado ao longo dos anos. Atualmente, disse, a instituição está presente em 10 municípios, oferecendo 55 cursos de graduação e 41 em pós-graduação, sendo 30 mestrados e 11 doutorados. “Infelizmente não podemos quantificar a contribuição efetiva dos profissionais já formados pela universidade ao longo de suas cinco décadas de existência, mas o certo é que ajudamos a formar este modelo vigente no estado catarinense, tão invejado por outras unidades da federação.”

Entre as metas colocadas para sua gestão está a consolidação dos polos de formação a distância, com ênfase nos cursos de licenciatura. “O nosso projeto de eleição foi no sentido de que, nestes quatro anos, consigamos qualificar a universidade, fazendo a expansão, via cursos de licenciatura, ou seja, formação de professores em todos os nossos polos.”

Outro objetivo manifestado por Tomasi é promover uma maior aproximação da instituição com os diversos setores da sociedade catarinense. “Estamos preparando a universidade para este novo momento, com credenciamento de quatro novas fundações de apoio para melhorar nossa relação com o segmento empresarial, os movimentos sociais e artísticos. Não podemos ficar encapsulados. Temos toda esta vocação da pesquisa, de gerar o conhecimento”, disse.

O pronunciamento do novo reitor foi seguido por diversas manifestações de apoio por parte dos parlamentares presentes.

Cesar Valduga (PCdoB) afirmou que a universidade incorpora em seu DNA a vocação pelo trabalho vocacionado e a transmissão do saber. Darci de Matos (PSD) enalteceu o trabalho realizado pela universidade para a transformação de Santa Catarina em um estado de excelência em diversos setores. Kennedy Nunes (PSD) afirmou que a qualidade da instituição de ensino superior deve-se a qualidade dos seus corpo funcional e docente. Silvio Dreveck (PP) afirmou que a Udesc promoveu a transformação do estado em diversos campos, sobretudo no administrativo e industrial. Para Deka May (PP), a Udesc se transformou em uma verdadeira “grife”, ostentando trajetória que orgulha a todos os catarinenses. Já Leonel Pavan (PSDB) afirmou que apoiou a construção de uma unidade da Udesc em Balneário Camboriú, onde foram instalados cursos de engenharia do petróleo e administração pública, que atualmente atraem estudantes de todo o país.

Marcus Tomasi
Marcus Tomasi é natural de Brusque e tem graduação em Administração e Mestrado em Gestão Estratégica das Organizações pelo Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), da Udesc em Florianópolis, e Doutorado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Na universidade estadual desde 2005, é professor do Departamento de Administração Empresarial da Udesc Esag e foi pró-reitor de Planejamento (2008-2012) e vice-reitor (2012-2015), além de diretor-geral indicado do Centro de Educação a Distância (Cead) por duas vezes (2012-2014 e 2016).

Também foi chefe do Departamento de Administração Empresarial (2007-2008); membro da Comissão de Expansão da Udesc (2008) e da Comissão do Plano 20 da Udesc; e presidente do Conselho de Administração da Udesc (2008-2011), da Comissão dos 50 anos da Udesc (2014-2015) e da Comissão de Revisão do Estatuto da Udesc (2015).

Leandro Zvirtes
Leandro Zvirtes é natural de Tucunduva (RS) e tem graduação em Química Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Na universidade estadual desde 2006, é professor do Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), de Joinville, unidade na qual foi diretor de Administração (2010-2012) e diretor-geral (2012-2015).

Além disso, foi membro do Comitê de Avaliação do Estágio Curricular (2007-2008), da Comissão do Plano 20 da Udesc e do grupo gestor para a implantação do projeto da Escola Livre de Artes de Joinville (2011-2012); coordenador do Colegiado de Engenharia de Produção e Sistemas (2007) e do Laboratório de Pesquisa e Ensino em Qualidade (2009-2013); e chefe do Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas (2009-2010).

 

 

Alexandre Back
Agência AL

Voltar