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28/05/2015 - 15h46min

Primeiro ônibus movido 100% a gás natural é exposto na Assembleia

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Veículo tem capacidade para transportar até 130 passageiros. FOTO: Miriam Zomer/Agência AL

O primeiro ônibus movido apenas a gás natural (GNV ou gás biometano) a ser montado no Brasil foi exposto na tarde desta quinta-feira (28), em frente ao Palácio Barriga Verde, sede da Assembleia Legislativa, em Florianópolis. A exposição do veículo, produzido pela Scania, faz parte das atividades do Workshop de Inovação e de Melhores Práticas no Setor de Gás Natural, promovido pela SCGás, e que acontece no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright até sexta-feira (29). 

Ainda como parte da programação do evento, a SCGás, empresa responsável pela distribuição de gás natural canalizado em Santa Catarina, assinará um termo de cooperação com a Scania Brasil para a realização no estado de testes para o projeto de ônibus movido a gás. O objetivo é oferecer veículos mais econômicos, que causem menor poluição do ar e sonora, para as frotas de transporte coletivo de cidades metropolitanas, como Florianópolis. Atualmente, 100% da frota de ônibus da Capital funciona com óleo diesel.

“Com esses testes, nós queremos chamar a atenção dos players do transporte coletivo e da sociedade para os benefícios que o uso do gás natural traz para o meio ambiente, ao mesmo tempo em que pode reduzir o preço da tarifa de ônibus”, comenta o diretor presidente da SCGás, Cosme Polêse.

Os estudos com o ônibus serão feitos no segundo semestre deste ano, em parceria com a UFSC. “O objetivo é ter um banco de dados confiáveis que nos permitam mostrar para a sociedade e para o setor do transporte coletivo que o ônibus movido a gás natural é uma ótima opção”, completou o diretor da SCGás.

O diretor da Scania Brasil, Silvio Munhoz, explica que o modelo exposto na Assembleia pode transportar  130 passageiros com um custo operacional até 25% menor que o custo de um ônibus movido a óleo diesel. “Além disso, nós temos uma redução na emissão de gás carbônico, de partículas sólidas e de dióxido de enxofre no ar”, afirma. “O nível de ruído do motor também é menor, o que é bom para o motorista, os passageiros e para quem está passando na rua.”

Segundo Munhoz, o preço final de um ônibus a gás será 20% maior que os veículos a diesel. No entanto, essa diferença pode ser recuperada em até 18 meses de uso com o custo operacional menor dos veículos movidos a gás.

De acordo com a SCGás, atualmente 60 cidades de Santa Catarina contam com distribuição de gás natural. No estado, 95 mil veículos são movidos com esse combustível.

Marcelo Espinoza
Agência AL

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