Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
17/08/2017 - 14h33min

Presidente da Fepesc apresenta balanço da safra da tainha em 2017

Imprimir Enviar
Ivo Silva, presidente da Fepesc

O presidente da Federação dos Pescadores de Santa Catarina (Fepesc), Ivo da Silva, ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa na manhã desta quinta-feira (17) para apresentar um balanço da safra da tainha na temporada deste ano. “Capturamos 1.780 toneladas pela pesca artesanal, envolvendo mais de 20 mil pessoas. Não foi excelente como a do ano passado, a melhor dos últimos 30 anos, mas foi uma boa safra.”

Na ocasião, Silva solicitou providências para a liberação das carteiras de pescadores catarinenses.“Vários pescadores solicitaram suas carteiras, alguns com protocolos antigos que não tinham validade perante a fiscalização. A Federação trabalha junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para que as carteiras sejam liberadas e que o protocolo tenha validade. Cerca de 20 mil pescadores não estão com documentos oficializados. Também temos 2 mil solicitando carteiras novas.”

O pronunciamento foi feito após suspensão da sessão ordinária, por solicitação do deputado Darci de Matos (PSD). “Parece que os entes públicos trabalham contra o desenvolvimento do Brasil e da sociedade civil organizada. O governo federal tem uma unidade que não atende, não concede as carteiras, mas, por outro lado, fiscaliza os pescadores. Não dá para entender essa atitude”, disse o parlamentar.

Os deputados Cesar Valduga (PCdoB) e Mauricio Eskudlark (PR) também manifestaram apoio à Fepesc.

Ludmilla Gadotti
Rádio AL

Voltar