Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
06/10/2021 - 15h11min

Presidente da Alesc recebe cônsul-geral da Índia

Imprimir Enviar
Deputados Mauro de Nadal e Nilso Berlanda, cônsul-geral da Índia em São Paulo, Amit Kumar Mishra, e a tradutora Emanuelle de Nadal
FOTO: Vicente Schmitt/Agência AL

O cônsul-geral da Índia em São Paulo, Amit Kumar Mishra, fez uma visita, na manhã desta quarta-feira (6), à Assembleia Legislativa. Ele foi recebido pelo presidente da Alesc, deputado Mauro de Nadal (MDB). Acompanhou a visita o 1º vice-presidente da Alesc, deputado Nilson Berlanda (PL), o secretário executivo de relações institucionais da Casa, Rafael da Silva Comin, e a assessora do consulado indiano Emanuelle de Nadal.  

O cônsul lembrou que em 2022 a Índia completará 75 anos de relações diplomáticas com o Brasil. Segundo ele, todas as áreas avançaram expressivamente, com destaque para a tecnologia, que acelerou o desenvolvimento daquele país. Informou que a Índia apresenta a convivência de muitas culturas e possui uma grande concentração populacional.

“A Índia deverá triplicar o crescimento econômico em apenas dez anos e daqui a 30 anos vamos ter a maior classe média do mundo. O Brasil teria que se atentar para isso, encontrando os produtos certos para exportar para esse gigante mercado. Já é certo que vamos ampliar bastante a aquisição de etanol do Brasil”.

O presidente da Assembleia Legislativa já visitou a Índia há alguns anos, na época integrando uma comitiva de deputados estaduais. Mauro de Nadal disse que percebeu vários avanços e inovações na área de informática, energia solar, captação de água da chuva, sistema educacional, entre outros.

“Já possuímos uma relação de décadas com a Índia. Por meio do diálogo podemos ampliar a abertura com este país, sendo que o Brasil possui um potencial muito grande”. Mauro de Nadal colocou o parlamento à disposição para a interlocução com o setor produtivo de Santa Catarina. Segundo ele, um dos destaques do estado é o agronegócio, representando 33% da economia.
“É muito importante essa troca de expertises para fomentarmos uma relação mais forte na produção e em tecnologia”.

Mauro também aproveitou para entregar materiais informativos de Santa Catarina. Já o cônsul da Índia efetuou a entrega de livro do famoso líder indiano, Mahatma Gandhi.

Parcerias
Amit Kumar Mishra ainda visitará órgãos do governo do Estado, entidades do comércio e também universidades do estado. “Queremos aumentar a importação e exportação com SC e o agronegócio poderá ser um dos setores. Apesar da pandemia, nesse período aconteceu um expressivo aumento do comércio entre o Brasil e a Índia”.

O cônsul elogiou a receptividade da Assembleia Legislativa e destacou a importância do diálogo. “Quanto mais conversarmos, mais poderemos avançar. Que essa seja a primeira de muitas visitas que ainda faremos ao estado durante os próximos meses”. Enfatizou ainda que a maior empresa investidora do Brasil na Índia é a Weg, sediada em Jaraguá do Sul.

Voltar