Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
29/05/2019 - 16h31min

Araranguá desenvolve ações de conscientização no Maio Amarelo

Imprimir Enviar
Sandro Xavier, coordenador do núcleo de educação para trânsito da prefeitura de Araranguá
FOTO: Solon Soares/Agência AL

O Movimento Maio Amarelo de conscientização no trânsito foi tema durante a suspensão da sessão plenária na tarde desta quarta-feira (29). Para falar sobre a iniciativa, ocuparam a tribuna representantes do departamento de trânsito de Araranguá, no Sul do estado. Ao longo do mês, o município desenvolveu diversas ações de conscientização e prevenção contra acidentes de trânsito.

Representando a cidade, Gilmar Mendes, diretor de trânsito, e Sandro Xavier, coordenador do núcleo de educação para trânsito, falaram sobre a importância de informar à população a respeito das condutas adequadas para evitar acidentes de trânsito.

Através de palestras nas escolas municipais, concursos de redação sobre consciência no trânsito, blitz educativas em parceria com a Polícia Militar, entre outras atividades, o município chamou a atenção dos motoristas para refletir sobre a segurança nas estradas e ruas das cidades.

“O trânsito é um lugar onde nós nos locomovemos com as nossas famílias, para ir ao trabalho, à escola, para toda as atividades. Então, é um espaço que deve ter muita atenção dos órgãos públicos. Por isso que o departamento de trânsito de Araranguá esteve engajado nesse movimento tão importante que é o Maio Amarelo”, afirmou Sandro Xavier.

Propositor do requerimento, o deputado José Milton Scheffer (PP) parabenizou a prefeitura do município e destacou a importância de ações como essa. “No Brasil, por ano, mais de 200 mil pessoas perdem a vida no trânsito, não tem guerra pra matar tudo isso no mundo inteiro e nós nos acostumamos com essa rotina. Por isso, o caminho passa por essa rota traçada pela prefeitura de Araranguá em maio, envolvendo a educação, indo ao encontro dos cidadãos, levando todos a uma grande reflexão. Quero parabenizar a prefeitura de Araranguá por essa iniciativa, e que nós possamos todos, a partir das reflexões, mudar o nosso comportamento no trânsito.”

Movimento Maio Amarelo
Iniciado em 2011, após uma Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, ficou estabelecido o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito.”

O documento é resultado de um estudo de 2009, da Organização Mundial da Saúde (OMS), que contabilizou cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países no período de um ano.

Com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo, o Movimento Maio Amarelo é é uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil.

 

Com a colaboração de Carolina Lopes/Agência AL

 

 

 

Voltar