Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
04/02/2013 - 16h17min

PM orienta cautela à população durante onda de ataques em SC

Imprimir Enviar
Tenente-coronel Claudete Lehmkuhl, chefe da Comunicação Social da Polícia Militar

O Comando Geral da Polícia Militar orienta “cautela” à população durante a onda de atentados que atinge Santa Catarina desde o último dia 30. As ações criminosas são realizadas principalmente à noite com ataques incendiários a ônibus coletivos em várias regiões do estado. Um homem ficou ferido num ataque em Florianópolis e continua internado em estado grave, e um suspeito foi morto numa troca de tiros com a PM em Joinville. Como medida de segurança, ônibus estão sendo escoltados à noite nas cidades no Norte do estado e na Grande Florianópolis.

“O trabalhador está sendo prejudicado. O empregador tem que compreender a situação. Praticamente atos terroristas estão acontecendo. Enquanto não cessarem as ocorrências toda a cautela é necessária. Evitar lugares escuros e isolados. Em situações suspeitas, pedimos que a população nos comunique pelo telefone 190”, orienta a tenente-coronel, Claudete Lehmkuhl, chefe da Comunicação Social da Polícia Militar. Todo o efetivo da PM, cerca de 11 mil policiais, está em alerta e atuando em todas as regiões do estado.

A PM afirma que as características dos atentados apontam para o objetivo comum de provocar danos materiais e não contra a população. Mesmo assim, a Polícia está mantendo ações de escolta a coletivos a partir da 20 horas. “As empresas estão sofrendo muito prejuízo financeiro. A decisão de parar de circular ônibus a partir das 23 horas não cabe à PM e sim às empresas e à Prefeitura. Nós estamos trabalhando para garantir o serviço (de ônibus) à população”, explica Claudete.

Atentados sobem para 50
O quinto dia de ataques no estado foi marcado pela primeira ocorrência registrada à luz do dia. Um automóvel foi incendiado em Joinville. Os vidros quebrados e restos de um artefato caseiro encontrado no interior do carro levaram a PM a contabilizar a ocorrência como mais uma na onda de atentados. Às 15 horas desta segunda (4), a PM contabilizava 50 ataques em 16 cidades, 18 ônibus incendiados, 23 detidos (destes seis adolescentes) e um suspeito morto.

O último atentado foi registrado na manhã de hoje numa loja de eletrodomésticos na cidade de Palhoça, na Grande Florianópolis. Por volta de 9h30, funcionários da loja acionaram a PM que não sabe informar a que horas ocorreu o ato criminoso.

Ajuda nacional
A Polícia Militar está à frente das operações no estado. Segundo a chefe da Comunicação Social da Polícia Militar, várias forças de segurança atuam em Santa Catarina com apoio à Inteligência da PM e da Secretaria de Justiça e Cidadania, como a Polícia Federal e a ABIN (Agência Brasileira de Inteligência). Às 17 horas, o governador Raimundo Colombo (PSD) concede entrevista coletiva, após reunião com o comandante geral da PM, coronel Nazareno Marcineiro, e com o presidente da Assembleia Legislativa, Joares Ponticelli (PP).

Voltar