Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
28/09/2015 - 11h35min

Parlamento homenageia farmacêuticos pela comemoração do seu dia

Imprimir Enviar
Dia internacional do farmacêutico foi celebrado em sessão especial da Assembleia Legislativa. FOTOS: Solon Soares/Agência AL

O Parlamento catarinense, na noite de sexta-feira (25), homenageou o Sindicato dos Farmacêuticos de Santa Catarina (SindFar/SC), em sessão especial, promovida no Plenário Deputado Osni Régis da Assembleia Legislativa, pela passagem do dia internacional do farmacêutico.

O deputado Mario Marcondes (PR), que presidiu a sessão, ressaltou o papel desempenhado pelos profissionais que classificou como de suma importância para a população. “Tanto os de formação quanto os famosos práticos, certamente prestam um serviço social, que é tratar da saúde das pessoas”, disse. “Em cada medicamento consumido na sociedade está a essência do farmacêutico”, enfatizou.

Durante o evento, realizado por iniciativa da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, foram entregues medalhas e certificados a personalidades que se destacaram na área.

A secretária de Estado de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Angela Albino, discursou em nome do governo do estado. Ela reconheceu o valor da profissão de farmacêutico como “integrante e parte fundamental da saúde dos brasileiros”.

Falando em nome dos homenageados, Fernanda Mazzini, presidente do SindFar/SC, afirmou que a data também é especial por outros motivos. “Estamos comemorando muito porque nós estamos fazendo 45 anos de fundação do sindicato e 30 de reconstrução. Além disso, nós estamos comemorando o desengavetamento do projeto de lei da jornada de 30 horas para farmacêutico. Hoje o farmacêutico tem uma carga de trabalho de 44 horas semanais de luta, e a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB - AM) nos agraciou com a reapresentação do projeto no Senado.”

Fernanda também acrescentou que a aprovação da Lei 13.021, que transforma a farmácia em estabelecimento de saúde e reitera a obrigatoriedade da presença permanente do farmacêutico, é outro motivo que torna a comemoração da data especial. Porém, como presidente do SindFar/SC, argumentou que ainda existem objetivos a serem alcançados. “A nossa luta hoje, como dia internacional do farmacêutico, é aumentar o piso da categoria e conseguir realmente reduzir a jornada de trabalho.”

Hortência Tierling, presidente do Conselho Regional de Farmácia de Santa Catarina (CRF/SC), lembrou que a data foi instituída em 2010 pela Federação Internacional dos Farmacêuticos (FIP) e diversos países se solidarizam neste dia com o profissional. O CRF/SC também concedeu, durante a cerimônia, as medalhas do prêmio “Fazendo a diferença – o conhecimento farmacêutico que melhora a realidade”. A iniciativa teve a o objetivo de reconhecer, valorizar, identificar e incentivar as ações que buscam a melhoria das condições da saúde e da qualidade de vida da comunidade.

A presidente do conselho explicou que os profissionais do estado puderam encaminhar trabalhos sobre suas experiências. Eles foram avaliados por uma equipe de professores farmacêuticos e três foram classificados. “Este prêmio é uma forma de reconhecimento pelo excelente trabalho que realizam, e nós tivemos oportunidade de conhecer através da inscrição que eles realizaram para fazer essa disputa. Com certeza são profissionais que estão contribuindo para a melhoria da saúde pública nos seus municípios”, concluiu.

Foram agraciados com a medalha no prêmio “Fazendo a diferença – o conhecimento farmacêutico que melhora a realidade”:

  • 1º lugar - farmacêutica Aline Rohden, de Chapecó, com o trabalho: “A reorientação na formação farmacêutica: um relato de experiência”.
  • 2º lugar - farmacêutico Ruy Roberto Porto Ascenso Rosa, de Florianópolis, com o trabalho: “Medicamento ‘novo’, agora com duas cápsulas: papel do farmacêutico na eficácia terapêutica”.
  • 3º lugar - farmacêutica Maria Helena Peruch, de Criciúma, com o trabalho: “Experiência: Elaboração e implantação do manual de diluição e administração de medicamentos injetáveis em pediatria e UTI neonatal Hospital Materno Infantil Santa Catarina – Criciúma”.


Foram homenageados com medalhas e certificados

  • Adriana Cunha Bleyer
  • Alexandre Geraldo
  • Gerson Appel
  • Jeter Leopoldo Slongo
  • Luciano Soares
  • Severino Teixeira da Silva Filho
  • Sergio Amorim
  • Vera Lucia Dal Forno
  • Wagner Sperling Candido Bressan
  • Winston Luiz Zomkowski
Giovanni Kalabaide
Agência AL

Voltar