Legislativo apoia produção de vídeo para surdos em prova de condutores
A Assembleia Legislativa vai firmar parceria com o Detran e com a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) para produção de material em vídeo que facilite o acesso dos surdos à prova teórica de habilitação dos motoristas. O aval para o convênio foi dado hoje pelo presidente, Joares Ponticelli (PP), durante reunião, intermediada pelo deputado José Nei Ascari (PSD), com a gerente de Habilitação de Condutores do Detran, delegada Cláudia Regina Bernardi da Silva, e a presidente da FCEE, Rose Bartucheski.
O vídeo a ser produzido conterá a prova teórica interpretada na Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) por um intérprete da FCEE. Essa é uma reivindicação das entidades que assistem pessoas com a deficiência, de acordo com a delegada Cláudia. A parceria com a Assembleia Legislativa pressupõe a seção de equipamentos e profissionais para produção do vídeo. “As questões aplicadas aos surdos continuarão sendo as mesmas aplicadas aos ouvintes, muda apenas a linguagem utilizada”, explica.
O deputado José Nei considera que a solução, simples e barata, vai garantir a acessibilidade dos surdos. “Hoje as pessoas com deficiência auditiva muitas vezes precisam de ajuda de pessoas da família para conseguir traduzir a prova”, relata o parlamentar. O resultado pode ser prejudicado pela má compreensão da língua portuguesa, uma vez que Libras é a linguagem oficial dos surdos.
O presidente autorizou que equipe técnica da TV da Assembleia Legislativa (TVAL) avalie a melhor forma de contribuir com o Detran e a FCEE na elaboração do material.
Agência AL