Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
11/12/2019 - 17h05min

Incentivos fiscais são tema de evento no Tribunal de Contas do Estado

Imprimir Enviar
Deputado Milton Hobus foi um dos palestrantes do Visão Catarinense, na tarde desta quarta (11). FOTO: Douglas Santos/TCE

A importância dos incentivos fiscais foi um dos temas do Valor Catarinense, evento realizado na tarde desta quarta-feira (11), no Tribunal de Contas do Estado (TCE-SC), em Florianópolis. A Assembleia Legislativa foi parceira do encontro, promovido por entidades ligadas ao comércio, à indústria, à administração e à comunicação.

Um dos palestrantes foi o deputado Milton Hobus (PSD), relator de projetos de lei em tramitação na Alesc que tratam da restituição dos benefícios fiscais. O parlamentar, que também é empresário, destacou que a política de concessão de incentivos fiscais por Santa Catarina foi responsável por atrair vários investimentos para o estado nas últimas duas décadas. No entanto, devido à ameaça da retirada desses benefícios, o estado estava perdendo investimentos.

“Os incentivos fiscais não são privilégios. Eles são necessários para dar aos nossos empresários a isonomia necessária para competir com quem está nos outros estados”, afirmou.

Hobus destacou que a economia catarinense possui diferenciais em relação a outros estados, como a diversidade econômica, a capacidade empreendedora, o potencial portuário e a eficiência do sistema tributário, em especial a inteligência fiscal do Estado. Esses diferenciais, somados aos incentivos, possibilitaram que Santa Catarina tenha obtido resultados expressivos, mesmo em momentos de retração econômica.

O deputado também relatou o trabalho desenvolvido pela Assembleia Legislativa, neste ano, na revisão dos benefícios fiscais. Para ele, a forma como o Parlamento conduziu esse processo, buscando o consenso entre o governo e os empresários, é a garantia de segurança jurídica na área tributária para o setor produtivo catarinense.

Por fim, Hobus demonstrou confiança na aprovação, no ano que vem, de uma reforma tributária pelo Congresso Nacional, que deve simplificar o sistema tributário e tirar o peso dos impostos do setor industrial.

Além dos benefícios fiscais, o mercado de trabalho e a desburocratização na abertura de empresas em Santa Catarina também foram discutidos no evento.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar