Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
18/03/2013 - 13h01min

Exposição marca o aniversário de Florianópolis

Imprimir Enviar
Exposição apresenta quadros e peças de artesanato. FOTO: Eduardo Guedes de Oliveira/Agência AL

Em homenagem ao aniversário de 287 anos de Florianópolis, celebrado em 23 de março, a Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho, da Assembleia Legislativa, recebe, a partir desta segunda-feira (18), a exposição de artesanato “Ilhéu um pouco de Floripa”. A mostra reúne trabalhos da artista plástica Gabriela Luft e dos artesãos India Brazil, Janete Veríssimo e João Olíbio, além de peças produzidas pela Associação Artesanato Ribeirão Arte.    

Gabriela Luft traz ao Palácio Barriga-Verde uma seleção de 11 quadros de sua exposição “Minha Floripa”, composta por 40 trabalhos. As obras retratam diferentes cenários da cidade, como igrejas, praças, fortalezas, locais históricos, casarios, belezas naturais. As técnicas utilizadas são pintura a óleo sobre tela, aquarela sobre tela e sobre papel, giz pastel seco sobre papel e acrílico sobre tela.
        
A mostra é dividida em três partes: cidade, praias e retrospectiva. Nesta última, a artista resgata peças desenvolvidas entre 2001 e 2009. “Esta exposição é uma homenagem à cidade onde nasci e vivo até hoje. Além de quadros recentes, pintados entre 2010 e 2012, apresento algumas obras antigas, que delineiam o caminho que trilhei”, disse.       

Entre as obras recentes da artista, estão um painel de 2 metros que retrata um dia de chuva na rua Felipe Schmidt e uma pintura em aquarela, chamada “A feira no Largo da Catedral”, o quadro favorito de Gabriela. “Os quadros mostram meu olhar sobre a cidade, lugares pelos quais tenho um carinho especial e locais que fizeram e ainda fazem parte da minha história”.

Artesanato
Os visitantes podem conferir, no hall do Legislativo catarinense, as peças de cerâmica com pintura imitando a renda de bilro produzidas por India Brazil. Também ganham destaque as telas coloridas de Janete Veríssimo sobre temas da ilha, como a manifestação folclórica do boi-de-mamão.

Já João Olíbio expõe quadros feitos a partir do aproveitamento de folhas de bananeira. Os artesãos integrantes da Associação Artesanato Ribeirão Arte, da comunidade do Ribeirão da Ilha, apresentam trabalhos elaborados com materiais como madeira, conchas, papel, renda de bilro, entre outros.              

Visitação
A exposição “Ilhéu um pouco de Floripa”, aberta ao público, segue até o dia 28 de março. O horário de visitação é das 7 às 19 horas, de segunda a sexta-feira.

Ludmilla Gadotti
Rádio AL

Voltar