Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
18/09/2017 - 11h22min

Exposição “Costumes da Ilha” exibe belezas naturais de Florianópolis

Imprimir Enviar
Exposição vai de 18/09 a 29/09, na Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho, na Alesc

A exposição “Costumes da Ilha” colore o Hall da Assembleia Legislativa, a partir desta segunda-feira (18). Na mostra, na Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho, Phyllis D´Ávila dos Santos apresenta 22 telas que têm como tema principal a canoa de um tronco só, em cenários das praias da região Norte da Ilha de Santa Catarina, como Ingleses, Santinho, Brava e Moçambique, com suas areias claras, dunas e restingas. O casario colonial do Distrito do Ribeirão da Ilha e o lado rural de Florianópolis também aparecem nos quadros.

Phylis é autodidata e, modestamente, não se considera um artista plástico. Ele é artesão, desenha e tem diversas habilidades manuais. Despertou o interesse pela pintura após viajar para fora do Brasil e desde então vem aperfeiçoando o trabalho em tinta acrílica sobre tela. “Eu observo, vou testando para acertar a luz, a cor, o movimento, e vou fazendo de novo até ficar bom”, explica.

Nativo, Phylis cresceu na praia, na região Sul de Florianópolis, entre embarcações e ranchos de pesca. Esses são os cenários que o inspiram e que ele retrata nas telas. As canoas se destacam como uma forma de homenagear as pessoas da terra e seus antepassados, a relação do homem com o mar e a chegada dos navegadores a Santa Catarina. “A canoa, por si só, já é uma obra de arte. É entalhada no tronco de madeira a partir de um conjunto de linhas desenhadas por um artesão”, admira-se.

A exposição “Costumes da Ilha” fica na Assembleia Legislativa até o dia 29 de setembro, e depois seguirá para uma temporada no Tribunal de Contas e para um roteiro em diversas escolas de Florianópolis. Nesses espaços públicos, o autor espera tornar seu trabalho mais conhecido e se credenciar como artista que valoriza a temática da cultura local.

Serviço
Exposição “Costumes da llha”
Onde: Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho – Hall da Assembleia Legislativa
Visitação: De 18/09 a 29/09, das 7 às 19 horas.

Lisandrea Costa
Agência AL

Voltar