Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
26/04/2016 - 17h41min

Exposição revela universo de sentimentos e emoções dos alunos autistas

Imprimir Enviar

Mais que uma técnica, a pintura em tela é considerada uma terapia no tratamento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Aplicada na Associação dos Amigos dos Autistas de Campos Novos, no Meio Oeste catarinense, a pintura que tanto contribui para a qualidade de vida do autista pode ser apreciada por servidores e visitantes do Legislativo, a partir da exposição "Além do Olhar".  
Composta por 30 telas, a mostra que expressa o universo dos sentimentos e emoções dos alunos autistas segue na Assembleia Legislativa até sexta-feira (29). Além de colorir o Espaço Didático Cultural do Parlamento, os trabalhos organizados por intermédio da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência é resultado das aulas de artes, onde o aluno relaxa, alivia o estresse e a ansiedade, exercitando suas habilidades cognitivas e sociais.

Para o presidente da comissão, deputado José Nei Ascari (PSD), a exposição é a prova de que qualquer pessoa com deficiência tem talento, e o que falta é competência da sociedade explorar esses talentos. Segundo o parlamentar, a inclusão da pessoa com deficiência pode acontecer de várias maneiras, em especial através das artes. "São pessoas com limitações, mas com muita sensibilidade para se apresentar perante a sociedade." Representante de Campos Novos no Parlamento, o deputado Romildo Titon (PMDB) destaca que o trabalho desenvolvido pela AMA da região faz a diferença na vida desses estudantes. "Essa é uma demonstração de criatividade e valorização dos seus alunos."

A diretora da AMA de Campos Novos, Vera Ottonelli Durli, ressalta que a criatividade e peculiaridade apresentada em cada tela revela um pouco de cada aluno. "É com muito orgulho que desenvolvemos este trabalho, que mostra apenas uma pequena parcela da capacidade de cada aluno autista."

Ao destacar a imensa satisfação de ver os trabalhos expostos no Parlamento, a professora de artes Aida Inês Zanotto revelou que ao tentar desenvolver a mobilidade dos alunos o resultado é gratificante, com obras emocionantes. "Através dessa iniciativa esperamos contribuir para o desenvolvimento desses alunos no futuro."

Tatiani Magalhães
Sala de Imprensa

Voltar