Dirce Heiderscheidt assume coordenação da Bancada Feminina
A deputada Dirce Heiderscheidt (PMDB) assume nesta próxima terça-feira (11) a coordenação da Bancada Feminina da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. A posse será realizada durante sessão especial em homenagem a 12 entidades comprometidas com a luta das mulheres no estado. O evento é alusivo ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março.
Esta será a primeira vez em que a parlamentar estará à frente da Bancada Feminina. “Estou bastante ansiosa. Temos vários projetos que pretendemos colocar em prática neste ano”, disse. Um deles é a realização do seminário estadual sobre políticas para as mulheres no dia 26 de março, no Auditório Deputada Antonieta de Barros. O tema principal do encontro será o voto feminino. “Será uma capacitação, uma oportunidade para politizar mais as mulheres e incentivar a participação feminina na política. Queremos reunir para o debate vereadoras, prefeitas, vice-prefeitas e o público em geral”.
Outubro Rosa
Autora do projeto que instituiu por lei o mês Outubro Rosa no calendário do Estado, Dirce ressalta a importância de intensificar ações preventivas focadas na integridade da saúde da mulher. A prioridade deve ser a prevenção ao câncer de mama e colo de útero, a doenças sexualmente transmissíveis e a afecções ginecológicas mais comuns.
A parlamentar considera a Lei do Outubro Rosa (16.028/2013) um avanço para o estado. “Era preciso não apenas o alerta, mas a garantia de que as mulheres possam, nos seus municípios, ter acesso aos exames, às informações. A Lei faz com que a cobrança da sociedade seja maior”, destacou.
O Outubro Rosa é um movimento mundial de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O nome remete ao laço rosa, que simboliza a luta contra a doença.
Rádio AL