Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
25/05/2021 - 16h04min

Dia Estadual da Preservação do Boto Pescador é celebrado com totens

Imprimir Enviar

Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho, localizada no hall do Palácio Barriga Verde, recebeu nesta terça-feira (25) dois dos mais de 60 totens (Displays promocionais) com o lema "Os botos precisam de ajuda: Se não cuidar vai acabar”, do projeto Pesca com Botos, em comemoração ao Dia Estadual da Preservação do Boto Pescador, comemorado nesta data. Os visitantes podem acessar um QR Code que direciona ao site oficial pescacombotos.art.br/, onde é possível encontrar fotos e vídeos da pesca artesanal em conjunto com os animais. No site há também um canal de denúncias contra práticas de risco ao boto.

A data comemorativa estadual foi instituída pela Lei 17.084, de 12 de janeiro de 2017, a partir de um projeto de autoria do deputado José Milton Scheffer (PP). O objetivo é promover ações de conscientização sobre a importância da preservação da espécie para o desenvolvimento cultural e econômico da região. O projeto de lei foi sugerido por alunos da Escola de Educação Básica Ana Gondin, de Laguna, participantes de 21ª edição do Parlamento Jovem Catarinense.

De acordo com o parlamentar, a intenção do Dia Estadual é divulgar essa forma peculiar de cooperação entre botos e pescadores e destacar a necessidade de conservação dos ecossistemas da região. “A ideia é chamar a atenção da sociedade para a importância do boto pescador, único no mundo, um patrimônio cultural da cidade de Laguna. É um símbolo da sustentabilidade, da convivência do homem com a natureza e da preservação ambiental”, disse Scheffer.

O coordenador do projeto Pesca com Botos, Welington Martins, explica que a pesca artesanal com os botos já é um patrimônio cultural e imaterial, reconhecido em Santa Catarina. “Nós entendemos que essa preservação tem que ser constante, devemos nos lembrar dos botos todos os dias, mas infelizmente a Lagoa Santo Antônio dos Anjos, localizada entre os município de Laguna, Pescaria Brava e Imaruí, sofre contaminação do Rio Tubarão, que passa por diversos municípios, onde também temos problemas com redes de malha, atropelamento por embarcações com manobras agressivas, então desenvolvemos esse projeto se não cuidar vai acabar.”

Ele lembra que Laguna detém o título de “Capital Nacional dos Botos Pescadores” (Lei 13.818/2016) por desenvolver a pesca cooperativa da tainha com o golfinho da espécie Tursiops truncatus. Os botos, em um movimento sincronizado, cercam o cardume e emitem um sinal para que o pescador lance a tarrafa ao mar. Apesar de ser avistado em todo o litoral brasileiro, só na região do Canal da Barra, nos Molhes, o boto apresenta esse comportamento.

Voltar