Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
15/09/2020 - 18h07min

Deputados sugerem igrejas com ocupação de 50% em regiões com risco moderado

Imprimir Enviar
Deputados João Amin e Jair Miotto

Membros das bancadas do PSC e do PSD defenderam ocupação de 50% nos templos localizados em regiões com risco moderado para Covid-19 na sessão de terça-feira (15) da Assembleia Legislativa.

“Estamos pleiteando desde o início de setembro que se construa um protocolo para ampliar a taxa de ocupação das igrejas. Desde o dia 20 de abril estão funcionando com 30% da capacidade, muitos setores estão ampliando a taxa de ocupação, pleiteamos 50% nas regiões com risco moderado”, anunciou Jair Miotto (PSC).

O deputado garantiu que as igrejas são disciplinadas e que os fiéis utilizarão máscaras, álcool em gel e a temperatura deles será medida na entrada dos templos.

Ismael dos Santos (PSD) concordou com o colega.

“É meio ano com 30% de ocupação e sem contar que ficaram 30 dias fechados. Há templos que têm condições de abrigar com segurança, sem cair no estigma que igreja é vetor do vírus”, afirmou Ismael.

Voltas às aulas
Bruno Souza (Novo) e Kennedy Nunes (PSD) defenderam o retorno às aulas, especialmente a educação infantil.

“O comércio de rua ficou fechado 31 dias, 41 dias o transporte municipal, 39 dias shoppings e academia, 38 dias igrejas, 39 dias os bares e restaurantes, 135 dias o futebol com os amigos e 181 dias com escolas fechadas. Este é um país hipócrita, que diz que valorizamos a educação, mas tudo abriu antes da educação, abrir escolas dificilmente impactará a taxa de mortalidade”, defendeu Bruno, que citou recomendação da OMS para o retorno às aulas.

“Jaraguá do Sul anunciou que volta às aulas só no ano que vem”, lamentou Kennedy, que relatou depoimento de proprietária de escola de ensino infantil de Joinville. “A neta está desde abril sendo atendida na casa da professora, que está atendendo sete crianças, mas ela sequer pode demitir a professora, que está recebendo pela creche e atendendo clandestinamente”.

Agroflorestas
Padre Pedro Baldissera (PT) pediu apoio para projeto de lei de sua autoria que trata da inclusão das agroflorestas na política estadual de desenvolvimento rural.

“Os sistemas agroflorestais são formas de uso da terra e de tecnologias em que árvores, arbustos e bambus são utilizados na mesma área de cultivo agrícola e de criações, com harmonia de convivência”, informou Padre Pedro.

Segundo o deputado, a proposta estabelece um cronograma, busca promover a segurança alimentar, a viabilidade econômica e a transição para uma agricultura sustentável.

Transporte coletivo x Covid
Sargento Lima (PSL) criticou a paralisação das atividades de transporte e acusou os municípios de eliminarem a concorrência das grandes empresas.

“Baixa o decreto, proíbe o transporte urbano, garante o funcionamento da maior empresa, tira a concorrência das pequenas empresas e daqui uns dias sabe o que vai acontecer? Vai pipocar ações das empresas acionando o município cobrando subsídio”, previu Lima.

 

 

Vítor Santos
Agência AL

Voltar