Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
15/04/2019 - 18h23min

Deputados da Unale conhecem ações de Florianópolis no Lixo Zero

Imprimir Enviar
Comitiva foi recebida na tarde desta segunda (15) pelo vice-prefeito de Florianópolis, João Batista Nunes (centro)

Deputados estaduais de Minas Gerais, Bahia, Maranhão e Pará estão em Florianópolis para conhecer as ações desenvolvidas pela capital catarinense no Lixo Zero, que consiste no máximo aproveitamento dos resíduos sólidos recicláveis e orgânicos. Na tarde desta segunda-feira (15), eles foram recebidos pelo vice-prefeito João Batista Nunes, na Prefeitura de Florianópolis.

A comitiva é liderada pelo deputado catarinense Kennedy Nunes (PSD), que é presidente da União Nacional dos Legisladores e dos Legislativos Estaduais (Unale). Nesta terça-feira (16), os parlamentares vão conhecer os programas de reaproveitamento de resíduos sólidos realizados por entidades públicas, privadas e do terceiro setor.

Conforme Kennedy, a visita à capital catarinense é sequência de um trabalho de capacitação do qual esses parlamentares participaram recentemente, nos Estados Unidos. O objetivo é possibilitar que os deputados conheçam os exemplos desenvolvidos na Capital, complementando a capacitação.

“Essa certificação mostrou aos deputados que é possível a gente fazer, não é só uma questão de cultura”, disse o deputado. “Florianópolis já tem questões implantadas no Lixo Zero na realidade brasileira. Por isso, os deputados vieram ver como isso ocorre na prática aqui no Brasil para levar para seus estados.”

O vice-prefeito de Florianópolis destacou que a visita da comitiva foi importante para a troca de experiências sobre Lixo Zero. Nunes comentou que a prefeitura, enquanto órgão público, estabeleceu que as metas do Lixo Zero serão atingidas até 2020. Já para o município, o objetivo é reaproveitar ao máximo os resíduos até 2030.

“Nós gastamos todos os anos mais de R$ 30 milhões para levar o lixo que Florianópolis produz para outro município. Com o Lixo Zero, vamos economizar esses recursos, que poderão ser aplicados em saúde, educação, saneamento básico”, disse o vice-prefeito.

A visita à Prefeitura de Florianópolis foi acompanhada por representantes da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram); da Comcap, a autarquia responsável pela coleta de resíduos sólidos na Capital; e pelo presidente do Instituto Lixo Zero Brasil em Santa Catarina, Rodrigo Sabatini.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar