Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
16/07/2025 - 09h52min

Comissão de Saúde delibera criação de semana de conscientização sobre consequências da escoliose

Deputados também aprovam propostas sobre dor crônica, audiência pública e política hospitalar estadual
Imprimir Enviar
A Comissão de Saúde é presidida pelo deputado Neodi Saretta.
FOTO: Jeferson Baldo/Agência AL

Semana de Conscientização da Escoliose
No Brasil, estima-se que cerca de 6 milhões de pessoas sofrem com escoliose, uma curvatura anormal da coluna vertebral. A doença pode afetar pessoas de todas as idades, mas é mais comum em adolescentes do sexo feminino.

Em Santa Catarina, não existem números oficiais a respeito dessa condição, que afeta significativamente a qualidade de vida dos indivíduos, impactando suas atividades diárias, relacionamentos sociais e saúde física. Além disso, representa um desafio significativo para os sistemas de saúde, demandando recursos específicos para seu tratamento adequado.

Para propor políticas públicas para essa condição, a Comissão de Saúde deliberou na manhã desta quarta-feira (16) o PL 338/2025, de autoria do deputado Fernando Krelling (MDB), que instituiu a Semana Estadual de Conscientização para a Prevenção das Consequências da Escoliose.

O relator da matéria, deputado Junior Cardoso (PRD), emitiu parecer favorável ao projeto de lei que foi acatado por unanimidade pelos demais membros do colegiado. A proposta estabeleceu a segunda semana do mês de junho como a Semana Estadual de Conscientização para a Prevenção das Consequências da Escoliose, visando criar um período específico para a promoção de campanhas e ações educativas que aumentem a conscientização sobre essa condição e suas implicações.

“A proposta fortalece ações educativas e de conscientização, fomentando o diagnóstico precoce e tratamento adequado”, pontuou o relator. O presidente do colegiado, deputado Neodi Saretta (PT), reiterou a importância da matéria que busca a qualidade de vida dessas pessoas.

Semana da Dor Crônica
Ainda, em sua relatoria, o deputado Junior Cardoso emitiu parecer favorável ao PL 174/2025, também de autoria do deputado Fernando Krelling, que institui a Semana Estadual de Conscientização para o Enfrentamento da Dor Crônica, agendada para a terceira semana de outubro.

Conforme avaliou, essa ação visa fomentar a sensibilização e engajamento da sociedade em relação aos impactos dessa condição na qualidade de vida das pessoas. “Cria um reconhecimento legítimo para essa doença, com o engajamento da sociedade civil. Trazendo a conscientização e o enfrentamento necessário”, observou o relator, que obteve aprovação unânime dos demais membros do Colegiado. As duas matérias seguem para votação em Plenário.

Deliberação de requerimentos
Três requerimentos foram aprovados, por unanimidade, pelo grupo, com destaque para a iniciativa de autoria do deputado Neodi Saretta, que propôs a promoção de uma audiência pública para a apresentação do 2º Relatório Quadrimestral de Prestação de Contas do ano de 2025, pela Secretaria de Estado da Saúde.

Política hospitalar em pauta
Ainda, a situação da política estadual hospitalar centrou o debate. O deputado José Milton Scheffer (PP) propôs encaminhar um convite para representantes da Secretaria de Saúde para tratar desse tema. Sua iniciativa foi acatada pelo grupo.

Além disso, ele noticiou a realização em Florianópolis da 15ª Convenção Brasileira de Hospitais (15ª CBH), no CentroSul, nos dias 24 e 25 de julho.

Participantes da reunião
Participaram da reunião os deputados Neodi Saretta, Junior Cardoso, Vicente Caropreso (PSDB), Mauricio Peixer (PL), José Milton Scheffer (PP), deputada Paulinha (Podemos) e Maurício Eskudlark (PL).

Valquíria Guimarães
Agência AL

Saiba Mais

Voltar