Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
01/09/2014 - 16h47min

Comemorações da Semana da Pátria iniciaram nesta segunda-feira

Imprimir Enviar
Abertura foi realizada no Instituto Estadual de Educação em Florianópolis. FOTOS: Eduardo Guedes de Oliveira/Agência AL

A semana da pátria, comemorada no início de setembro, foi oficialmente aberta em Santa Catarina, na tarde desta segunda-feira (1º), no Instituo Estadual de Educação (IEE), em Florianópolis. O fogo simbólico, que marca as festividades alusivas à Independência do Brasil, chegou ao IEE trazido por atletas da instituição e representantes das forças armadas. Realizado desde 1937, em todo o país, o ritual acontece simultaneamente, em vários municípios. Na capital do estado, o símbolo foi recebido pelo secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps.

“Essa comemoração é importante para que possamos relembrar todos aqueles que lutaram pela Independência do Brasil e pela liberdade, de maneira geral. Hoje tivemos representados ex-combatentes que serviram na Segunda Guerra Mundial. É uma maneira de poder trazer às novas gerações essa história, simbolizada pelo fogo da Pátria. Essa chama de esperança e de liberdade que nunca deve se apagar”, enfatizou Deschamps.

Durante o evento, os alunos do Instituto Estadual de Educação realizaram apresentações artísticas acompanhados pela Banda da Polícia Militar. As comemorações prosseguirão por toda a semana. “Dessa forma o aluno pode entender o significado de cidadania, de uma Pátria livre, o que é fazer os seus serviços pela pátria, para que possa incorporar no seu processo de educação e mais tarde usufruir deste aprendizado”, afirmou o diretor do IEE, Vendelin Borguezon.

A abertura da Semana da Pátria foi acompanhada por várias autoridades, pais, alunos e convidados. Entre eles, o ex-combatente das forças armadas, Hipólito Pedro da Silva, de 96 anos.

As comemorações encerrarão no dia 7 de setembro com o desfile alusivo aos 192 anos de independência do Brasil.

Michelle Dias
Agência AL

Voltar