Biblioteca do Poder Legislativo oferece acervo técnico
Criada em 1910, com a fundação do primeiro prédio próprio do Poder Legislativo, o então Palácio do Congresso do Estado, a Biblioteca Deputado Marcelino Antônio Dutra está instalada desde 1969 no Palácio Barriga Verde. Hoje, conta com 7224 exemplares, a maioria sobre Direito, que são emprestados para servidores efetivos, comissionados e militares. Os demais podem fazer consultas em espaço de leitura climatizado, equipado com computadores. O horário de atendimento é das 7 às 19 horas, de segunda à sexta-feira, inclusive no horário de almoço.
Instalada no hall da sede do Legislativo, desde 2009, recebe cerca de 20 pessoas por dia, entre aposentados, visitantes e servidores em horário de descanso. A coordenadora, pedagoga Iara Gassenferth, lembrou que apesar da biblioteca ser técnica, romances e outros gêneros são recebidos em doação e ficam à disposição dos usuários. Os livros não aproveitados no acervo também são encaminhados para outras instituições.
Em 2009, foi implantado o Sistema de Biblioteca que gerencia a rotina e proporciona mais agilidade na consulta, empréstimo, devolução e renovação do acervo, que deve ser atualizado ainda neste primeiro semestre, de acordo com Iara. A página da Biblioteca, no site da Alesc, também está sendo atualizada.
O jornalista e assessor parlamentar João Manoel de Souza, 29 anos, conheceu a biblioteca por indicação dos colegas e atualmente é frequentador assíduo. “São muitos títulos variados e que ajudam desde os vestibulandos, até advogados, jornalistas e outros profissionais que trabalham no Poder Legislativo”, afirmou.
Sala de Imprensa