Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
21/03/2017 - 08h14min

Assembleia homenageia Filhas de Jó com sessão especial

Imprimir Enviar
Assembleia homenageia Filhas de Jó com sessão especial.

A Assembleia Legislativa realizou na noite desta segunda-feira (20) uma sessão especial em homenagem às Filhas de Jó, ordem de caráter internacional, apoiada pela Maçonaria, e que reúne jovens do sexo feminino entre 10 e 20 anos. O evento, realizado por iniciativa do deputado Mauricio Eskudlark (PR), também marcou a passagem do Dia Estadual das Filhas de Jó, celebrado anualmente em 9 de março.

Abrindo a sessão, Eskudlark destacou a importância social da entidade, cujo objetivo expresso é buscar o aperfeiçoamento do caráter de seus integrantes, por meio do desenvolvimento moral e espiritual. “Acompanho este trabalho há muitos anos, por meio da loja União da Fronteira, de São Miguel do Oeste, e tive orgulho de ter uma filha participando ativamente de vários eventos no espaço.”

Na sequência, Martha Cristina Seidel Cielusinski, rainha do Bethel Jurisdicional, afirmou que a Ordem prega os ensinamentos encontrados no Livro de Jó, que foram evidenciados pela sua fundadora, Ethel T. Wead Mick, também conhecida como “Mãe Mick”, nascida em 9 de março de 1881 na cidade de Atlantic, nos Estados Unidos. “Ela nos deixou lições preciosas, sobre paciência, confiança em Deus e senso de caridade, instigando-nos a melhorar a cada dia, mas também a sociedade em que vivemos. Nada mais justo, portanto, do que comemorarmos o Dia das Filhas de Jó na data que marca o seu aniversário.”

Falando em nome das Filhas de Jó, a miss jurisdicional para o estado de Santa Catarina, Luiza Ludvig de Sousa, ressaltou o papel desempenhado pela entidade para a emancipação das mulheres. “Quem diria que em pleno ano de 1920 os templos maçônicos seriam abertos para garotas receberem lições de liderança, oratória e finanças. A Ordem das Filhas de Jó merece todas as homenagens no dia de hoje, por formar mulheres que jamais serão coadjuvantes na sociedade.”

Já o guardião associado jurisdicional para Santa Catarina, Antonio Paim de Oliveira, afirmou que a abertura dos espaços maçônicos às mulheres deve muito à determinação pessoal de Ethel Mick, mas também aos propósitos da própria entidade em contribuir para o desenvolvimento da sociedade. “Quero agradecer e reverenciar as mulheres, em especial Ethel, que em 1920 teve a coragem de enfrentar uma entidade tipicamente machista como a maçonaria e criar a Ordem das Filhas de Jó, o que foi maravilhoso. Com isto, foi possível abrimos os locais mais sagrados para vocês, os nossos templos. Mas foi de coração, para que vocês também pudessem prosperar, sempre com base nestes três pilares: o amor à pátria, à família e ao próximo.”

Presença em cinco países
Criada há 97 anos, a Ordem tem como base o capítulo 42, versículo 15, do Livro de Jó: "Em toda a Terra não se encontraram mulheres mais justas que as filhas de Jó e seu pai lhes deu herança entre seus irmãos". Além dos Estados Unidos, seu país de origem, a fraternidade também está presente na Austrália, Brasil, Canadá e Filipinas.

No Brasil, a Ordem Internacional das Filhas de Jó alcança 25 estados, por meio de 264 betheis (locais de encontro), sendo 22 deles em Santa Catarina. O primeiro bethel catarinense, o 6º do país, foi oficialmente instalado no dia 22 de março de 1994.

Homenageadas:

  • Bethel 01 Criciúma, representado pela sua rainha, Vitória Bisognin Ceretta;
  • Bethel 02 Balneário Camboriú, representado por sua rainha, Heloisa Melo Baumann;
  • Bethel 03 Florianópolis, representado por sua rainha, Mélanie Finkler Vieira da Silva;
  • Bethel 04 Querem Hapuc, de Blumenau, representado por sua rainha, Paola Correa de Lyra Gonçalves;
  • Bethel 06 Jade, de São Miguel do Oeste, representado por sua rainha, Ana Julia Monlin Spier;
  • Bethel 07 Ketzia, de Campos Novos, representado por sua rainha, Bruna Maria Carvalho;
  • Bethel 08 Fênix, de Florianópolis, representado por sua rainha, Maria Claudia Cardoso Bail;
  • Bethel 09 Aurora Boreal, de Joinville, representado pela membro de maioridade Luana Andrade Lenzi;
  • Bethel 10 Acácia, de Caçador, representado pela membro de maioridade Barbara Bazeggio;
  • Bethel 11 Lírio da Paz, de Tubarão, representado por sua rainha, Fernanda Cordeiro Gonçalves;
  • Bethel 12 Iris Manuji, de Curitibanos, representado por sua rainha, Vitoria da rosa Geremias;
  • Bethel 14 Hera, de Xanxerê, representado pela membro de maioridade Sabrina Bordin Sirino.
Alexandre Back
Agência AL

Voltar