Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
30/10/2014 - 17h27min

Aplicativo passa a divulgar informações sobre pessoas desaparecidas

Imprimir Enviar
Delegado Wanderley Redondo, da Delegacia de Pessoas Desaparecidas. FOTO: Carlos Kilian/Agência AL

O aplicativo Sinesp Cidadão, disponibilizado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ) desde dezembro de 2014, ganhou recentemente mais um módulo de informação. Lançado inicialmente com recursos para verificar mandados de prisão em aberto e carros com restrição de roubos e furtos, o aplicativo, a partir deste novo módulo, permite o usuário acessar informações sobre pessoas desaparecidas. 

O novo recurso oferece inicialmente informações de aproximadamente 4 mil pessoas desaparecidas, repassadas por delegacias especializadas dos estados, a partir do compartilhamento do banco de dados. Entre os estados que já assinaram o termo de cooperação com o governo federal para compartilharem suas informações, Santa Catarina foi o primeiro, seguido por Espírito Santo e Sergipe. Com a meta de atingir 11 estados até o fim do ano, a Senasp/MJ tem uma boa perspectiva na aceitação das unidades da Federação em associarem seus bancos de dados ao aplicativo.

Segundo o titular da Delegacia de Polícia de Pessoas Desaparecidas, delegado Wanderley Redondo, o aplicativo representa um avanço no trabalho desenvolvido pela delegacia. “Além de contribuir com a disponibilização de dados para a Senasp/MJ, também contribuímos com a Integração das Informações de Segurança Pública, Justiça e Fiscalização (Infoseg), com acesso também as dados que estão sendo encaminhados para Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol). Essa é uma ferramenta de informação que auxilia e muito a localização dessas pessoas”, destaca.

Para delegado, o aplicativo vai, além de auxiliar os órgãos de segurança pública, oferecer ao cidadão a possibilidade de contribuir com o serviço público sem correr riscos. “Essa ferramenta vem acrescentar no nosso processo de divulgação e informação, assim como fazemos nas redes sociais, no disque-denúncia, Polícia Civil 181, Polícia Militar 190 ou qualquer outro agente público”, ressaltou. 

Disponível para o Google Play, o aplicativo, a partir de 15 de novembro, terá disponibilizada a versão para o IOS e, no início de dezembro, para o Windows Phone.

Tatiani Magalhães
Sala de Imprensa

Voltar