Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
10/05/2021 - 15h18min

Alesc sedia exposição virtual dos 40 anos de Rosina de Franceschi

Imprimir Enviar
Tela da série "Por Elas – 'Partilha'", de Rosina de Franceschi, em exposição na Galeria Virtual da Alesc. FOTO: Reprodução

Já está disponível na Galeria Virtual da Assembleia Legislativa, que pode ser acessada pelo site da Alesc, a exposição “Rosina de Franceschi: Um Percurso de 40 Anos”, que apresenta obras de diferentes fases da artista, que costuma utilizar as técnicas de acrílica sobre tela, lona e Eucatex, que passeiam entre o abstrato e o figurativo, desnudando a condição humana. Como o acesso ao Palácio Barriga-Verde está restrito devido à pandemia da Covid-19, esta é mais uma ferramenta para manter a Alesc próxima da comunidade e mais uma forma de conexão com a cultura catarinense. A exposição ficará disponível até o dia 6 de junho. 

A trajetória da artista plástica inclui mais de 300 exposições em importantes acervos, museus e instituições no Brasil e no Exterior. O conteúdo das obras seja na forma, na cor ou nos textos que por vezes cruzam sua pintura, representa o ser humano, especialmente o entorno feminino que ora conta história, ora faz parte do cenário, muitas vezes em tal abstração de forma que muito sutilmente marca presença.

Outra característica na questão da forma são as figuras, cujos rostos, quando aparecem, tanto podem ser femininos quanto masculinos, uma vez que este tema envolvendo questões de gênero é outro ponto de pesquisa da artista. Suas pinturas dão visibilidade e protagonismo às mulheres.

Histórico
Mestre em Educação, artista plástica visual e arte-educadora, Rosina de Franceschi é natural de Concórdia. A artista, que pintava desde a infância, chegou a Blumenau em janeiro de 1979 com o objetivo de cursar faculdade de Artes.

Em sua trajetória como artista plástica foram cerca de 300 exposições, entre coletivas, individuais, leilões e salões de arte em Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, além de países como Argentina, Uruguai, Japão, Londres, Itália e Irlanda.

Rosina também atuou como professora de Artes nas redes pública e particular de ensino e no curso de Artes Visuais da Furb. Foi a primeira coordenadora dos cursos de Artes da Uniasselvi/Avantis, de Balneário Camboriú. Nos últimos anos tem se dedicado à pintura, instalações e outros trabalhos de arte contemporânea, além de ministrar oficinas de Artes Visuais e Arteterapia em sua casa-ateliê.

Voltar