Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
31/08/2021 - 11h13min

Alesc promove curso para melhorar comunicação entre vereadores e população

Imprimir Enviar
Coordenadora Adeliana Dal Pont diz que objetivo do curso é aproximar legisladores da comunidade
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

A Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina iniciou na manhã desta quarta-feira (31) um curso virtual gratuito para aprimorar a comunicação entre os vereadores catarinenses e a população. Promovida pela Escola do Legislativo – Deputado Lício Mauro da Silveira, a ação terá aulas sobre temas como oratória e ferramentas digitais, entre outros assuntos. 

“Temos mais de 62% de novos vereadores em Santa Catarina. Queremos com esse curso contribuir para que os legisladores possam se aproximar cada vez mais da comunidade”, explica a coordenadora da Escola do Legislativo, Adeliana Dal Pont. Segundo ela, as aulas serão realizadas por videoconferência, na plataforma on-line da instituição, via Zoom. “Além das apostilas, quem participar também contará com mentorias dos professores, que estarão à disposição para tirar dúvidas”, citou. As aulas serão ministradas por dois profissionais da comunicação e outro da área jurídica.

Podem participar vereadores, assessores parlamentares e funcionários das câmaras e prefeituras, mas a atividade também é aberta para o público em geral. As inscrições estão abertas e quem tiver mais de 75% de presença receberá certificado de participação. O material ficará disponível online para quem não puder ver ao vivo.

O curso será dividido em cinco módulos, com os temas:

Módulo I – A importância da comunicação no parlamento:
Conceitos básicos de comunicação: Lead jornalístico, identidade visual, marca; Comunicação no século XXI; Oportunidades digitais além dos veículos tradicionais.
Ministrado por: Rodrigo Leitis Stüpp

Módulo II – Oratória e Media training:
Qual o seu estilo de comunicação? O corpo comunica e é importante estar atento. Objetividade na comunicação: como falar e não enrolar. Domínios essenciais da oratória; Como se preparar para as entrevistas. Técnicas para falar bem na TV e rádio. As entrevistas na era on-line. Controle para lidar com enfrentamentos e críticas. A naturalidade no vídeo. Como ganhar tempo nas gravações. A preparação para as lives.
Ministrado por: Juliana Germann

Módulo III – As mídias sociais:
Cases de perfis que inspiram e que decepcionam; Identidade visual: como está seu perfil? Plano básico de Marketing e Mídias Sociais: Conceitos e prática para elaborar conteúdo; O que queremos divulgar? Por qual razão? Para quem? Storytelling: segredo para engajamento; Posicionamento, Serviço, relacionamento e informação igual Relevância; Quantidade x Qualidade de posts; Qual mídia escolher? Foto, vídeo, texto? As oportunidades nas diferentes redes sociais; APPs e sites que “salvam” e agilizam; Processos de produção; Como organizar a curto e médio prazo; Definindo etapas e prioridades para equipes e “euquipes”; Planejamento e Custo: como otimizar e ter visão sistêmica.
Ministrado por: Juliana Germann

Módulo IV – Whatsapp: 
Como o WhatsApp transformou a comunicação e o modo de se informar; As diferentes formas de se comunicar pelo WhatsApp e o eleitor conectado; Comunicação pelo WhatsApp muito além da criação de grupos; Como ser assertivo na Comunicação – Estratégias de Conteúdo e Divulgação do WhatsApp; WhatsApp normal ou Business: qual o ideal?; Criação de grupos x Listas de Transmissão: Riscos e Vantagens; Formas de Comunicação: Grupos, Listas e Status; O planejamento para uso na comunicação Política – Detalhes que fazem diferença no resultado; Ferramentas de automação no WhatsApp – Riscos e Cuidados; Apresentação de cases de sucesso e referências – Show de Cases para Inspirar e Fazer o seu; O WhatsApp como canal de mobilização e fidelização: dicas e reflexões de uso prático, com exemplos.
Ministrado por: João Paulo Nunes Borges.

Módulo V – Questões jurídicas na comunicação parlamentar:
Questões jurídicas na comunicação parlamentar: Princípios e normas gerais; Princípios Constitucionais; Liberdade de expressão e Anonimato; Improbidade Administrativa e o ambiente digital; Marco Civil da Internet; Termos de uso das redes sociais. Normas eleitorais: Propaganda antecipada na internet; Períodos permitidos x vedados (pré-campanha e campanha eleitoral); Propaganda paga x propaganda gratuita; Impulsionamento de conteúdo na internet; Regras para utilização de cadastros; Crowdfunding eleitoral (financiamento coletivo); Pesquisas e enquetes eleitorais na internet. Condutas abusivas e prática jurídica; Agressões, ataques e ofensas na internet: Fake news; grupos organizados para ataques; calúnia, injúria e difamação; Interpelação Judicial e Ações Cíveis e Criminais; Preservação de provas; Estudo de casos práticos (precedentes).
Ministrado por: Luiz Henrique Martins Ribeiro

Carga Horária: 43 horas-aula
Período do evento: De 31/08/2021 às 03/11/2021
Inscrições no Site da Escola do Legislativo: http://escola.alesc.sc.gov.br/
Informações: escoladolegislativo@alesc.sc.gov.br e/ou
formacaopolitica.escola@alesc.sc.gov.br
Fones: (48) 3221 2952 e (48) 3221 2927 (Núcleo de Formação Política).

Voltar