Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
23/11/2021 - 14h50min

Alesc concede moção a cabo PM de Xanxerê e a professor de Lages

Imprimir Enviar
Deputado Marcius Machado, cabo Edemar Luis da Silva e Thor
FOTO: Vicente Schmitt/Agência AL

A Assembleia Legislativa, atendendo solicitação do deputado Marcius Machado (PL), concedeu nesta terça-feira (23) moção de aplauso ao cabo da Polícia Militar da 4ª Companhia do 2º Batalhão, Edemar Luis da Silva, responsável pelo canil de Xanxerê que ministra cursos de treinamento de cães no Brasil e na Argentina, além de ser responsável pelo reconhecimento do pastor holandês, Thor, único cão brasileiro reconhecido que atua em seis modalidades diferentes de combate ao crime. Na mesma solenidade também foi entregue moção de aplauso ao professor e treinador de natação, Vander Gonsales, de Lages, pelos 30 anos dedicados à modalidade esportiva.

O deputado explicou que o cabo Edemar trabalha no canil de Xanxerê desde 2013, quando havia apenas três policiais, mas há mais de quatro anos ele trabalha sozinho com dois cães, Thor, com 8 anos, e seu filhote, Thander, 4 anos, apoiando as guarnições da região, além de prestar auxilio a batalhões da Polícia Militar do Paraná e do Rio Grande do Sul. “O trabalho do cabo e de seus cães é reconhecido por várias instituições de segurança do Brasil. Este reconhecimento se dá porque o binômio formado pelo cabo e pelo cão são os únicos certificados pelo Conselho Brasileiro do Cão Funcional em seis modalidades diferentes.”

O cão Thor, relata o cabo Edemar, atua nas modalidades como faro de armas, faro de drogas, busca e captura, busca e resgate, controle de distúrbio civil, policiamento k-9. “Além desta multifuncionalidade no combate ao crime, ele atua também com terapia assistida por cães.” Thor presta apoio semanal à Secretaria da Saúde e de Desenvolvimento Social de Xanxerê. Para o cabo Edemar, a homenagem da Assembleia é um reconhecimento importante porque o trabalho com cães no Brasil ainda está apenas no início.

Natação
O deputado também homenageou o professor Vander Gonsales, que há 30 anos treina e ministra aulas de natação. “O trabalho desenvolvido pelo professor Vander junto aos seus atletas resultou em inúmeras medalhas de competições de natação nacionais e internacionais, levando a bandeira de Lages e de Santa Catarina aos mais diversos locais do Brasil e do mundo.”

O treinador, observa Marcius Machado, já foi seu professor em Lages. “Há mais de 20 anos ele treina crianças e jovens, entre eles o jovem lageano Kaun Eduardo da Silva Matias, 14 anos, convocado pela Seleção Brasileira de Natação para disputar os jogos Sul-Americanos Escolares, no Paraguai.” O professor agradeceu a homenagem e destacou que, além de treinar os jovens, ministra cursos de natação para crianças e para terceira idade em Lages.
 

Voltar