Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
27/04/2015 - 19h42min

Aeroporto de Jaguaruna recebe primeiro voo comercial

Imprimir Enviar
Aeronave comercial toca pela primeira vez a pista do aeroporto de Jaguaruna. FOTOS: Fábio Queiroz/Agência AL

Um protesto de professores da rede estadual em greve ofuscou a festa organizada para o primeiro voo comercial do Aeroporto Henrique Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna, no Sul do estado, na tarde desta segunda-feira (27). A cerimônia para marcar o voo inaugural do aeroporto, na qual estava programada a presença de várias autoridades, entre elas o governador Raimundo Colombo (PSD), foi cancelada.

Mesmo assim, centenas de moradores de Jaguaruna e cidades vizinhas vieram para acompanhar o primeiro voo comercial da história do aeroporto. Às 14h25, o Airbus 319 da TAM, trazendo o voo JJ3819, proveniente do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, tocou a pista do aeroporto com 120 passageiros. Do lado de fora, o público aplaudiu e vibrou com o momento. "É motivo de orgulho pra gente que é daqui de Jaguaruna", comentou a dona de casa Maria Helena Siqueira, que veio acompanhada de uma amiga ver a aterrisagem.

Um dos primeiros a descer do avião foi o prefeito de Jaguaruna, Luiz Arnaldo Napoli (PP), Segundo ele, o voo durou 58 minutos e transcorreu normalmente. Na aproximação, o comandante da aeronave fez um trajeto diferente e sobrevoou, já em baixa altitude, a área urbana do município. "Nunca tinha tido a experiência de ver a minha cidade do alto. Foi uma experiência muito boa. O aeroporto, agora, já é uma realidade. Nossa expectativa é que venham mais voos e a cidade já está sentindo os efeitos positivos do aeroporto", comentou o prefeito.

O deputado José Milton Scheffer (PP) também estava no voo inagural. Para ele, o início de uma linha comercial em Jaguaruna abre uma nova janela de oportunidades para o Sul do estado. "Estou muito feliz de participar desse momento importante para a nossa região. É uma conquista muito grande, que vai impulsionar o desenvolvimento do Sul", afirmou.

Às 15h20, a mesma aeronave decolou, com lotação máxima - 144 pessoas -, para retornar ao aeroporto de Congonhas. Entre os passageiros, o prefeito de Tubarão, João Olávio Falchetti (PT), e outras autoridades regionais, além de empresários do Sul do estado. Alguns passageiros tiveram dificuldade para embarcar, devido à aglomeração de manifestantes no saguão do aeroporto.

Estrutura
Com uma pista de 2,5 mil metros de extensão, o aeroporto de Jaguaruna oferecerá, inicialmente, um voo diário, com origem e destino em São Paulo. Segundo o superintendente do aeroporto, Walmir dos Santos Silva Júnior, a expectativa é que 6,5 mil passageiros passem pelo local ao mês já neste primeiro ano de operações comerciais. No entanto, o empreendimento tem condições de receber até cinco voos diários.

"Nós já estamos conversando com a TAM sobre a possibilidade de ter um voo para Porto Alegre, pois há uma demanda na região", comentou Silva Júnior. Embora tenha iniciado as operações comerciais nesta terça, o aeroporto, segundo o superintendente, já opera desde 1º de abril do ano passado. De lá para cá, foram 584 pousos e decolagens de aeronaves particulares.

O gerente regional Sul da TAM, Rodrigo Carnielas, confirmou que a empresa aérea tem interesse em ampliar suas atividades em Jaguaruna com mais voos, mas ressaltou que isso depende da disponibilidade de slots ("vagas" para operar) em Congonhas. "Até o momento, estamos tendo uma resposta muito positiva das associações comerciais e empresariais, principalmente de Tubarão e Criciúma", disse.

Além da TAM, no local já operam uma lanchonete, uma locadora de carros, uma loja e uma sala da Polícia Civil.

Mais presenças
Apesar do cancelamento da cerimônia, várias autoridades foram até o aeroporto de Jaguaruna acompanhar a chegada do voo inaugural. Para o deputado Manoel Mota (PMDB), o início das operações comerciais no local mostra o bom momento vivido pelo Sul catarinense. "Um aeroporto como esse dá mais segurança para os investidores interessados na nossa região", comentou.

O deputado Ricardo Guidi (PPS) lembrou que o voo inaugural finaliza "uma luta de quase 10 anos da região por um aeroporto de porte, que vai nos levar às principais capitais do país. Com uma logística melhor, vamos dar um grande salto do desenvolvimento do Sul do estado."

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar